Como Escolher seu Par de Patins

Escrito por

 

Andar de patins não é apenas muito divertido: é também um ótimo exercício aeróbico e desenvolve a musculatura dos membros inferiores.

Existem no mercado alguns modelos disponíveis, e eles variam conforme a finalidade do uso.

Muito importante para levar em conta na hora de escolher seus patins é o tipo de terreno em que você vai usá-lo – e, na ocasião da compra, aproveite para arrematar acessórios de segurança, como capacete e joelheiras.

Saiba tudo a respeito do assunto.

Modelos de Patins

Existem dois grandes tipos de patins: os Quads, com duas rodas paralelas em cada metade da sola, em geral para patinação artística; e os In-line, com quatro rodas alinhadas, mais ligados à prática de manobras e esportes.

Eles deram origem a outros modelos com finalidades específicas:

Patins Recreativos

patins recreativos

 

Se o seu único objetivo é passear de patins nas horas de lazer, sem nenhuma regularidade esportiva ou manobra em mente, esse é o seu par.

Você não vai precisar ir até lojas especializas para encontrá-los – boas lojas de departamentos e hipermercados os vendem.

Patins Fitness

patins fitness

 

Para passeios mais duradouros, mas ainda sem manobras em mente.

Possuem base de PVC ou alumínio e são um bom começo para quem quer fazer da patinação um coadjuvante na manutenção da boa forma.

Patins Slalom (ou Freestyle)

patins freestyleO próximo passo para quem quer mais do que o patins como exercício moderado.

Um par de patins freestyle foi projetado para executar curvas sobre rodas, dançar e driblar cones.

Sua grande diferença para os patins fitness é que o primeiro não tem freios no calcanhar, além de possuir bases mais curtas, levando a movimentos mais precisos.

Patins Downhill

patins downhill

 

 

Semelhantes ao modelo Freestyle mas com base mais alongada e cinco rodas, oferecendo maior estabilidade para descidas velozes em ladeiras.