Como Escolher o Berço do Bebê

Escrito por

O berço será uma espécie de porto seguro para o seu bebê. É ali que ele dormirá e ficará seguro. Portanto, atenção na hora de escolhê-lo. A seguir damos dicas para você acertar no sono dos anjos do seu filhote.

Modelos de Berço

berço bicamaÉ irresistível: quando vamos montar o quarto do bebê a primeira coisa que vem à mente é o modelo. Você já deve ter sonhado com o estilo e com os tons desse espaço. O berço será a peça principal dele.

Se o espaço disponível é pequeno, prefira um berço tradicional, que vem sem móveis acoplados. Na verdade, este é o tipo de berço que mais permite variações no design, como o provençal, o rústico ou um tubular.

Alguns modelos mais modernos se tornam minicama quando a criança começar a dispensar as grades. Basta colocar o estrado numa posição mais baixa, perto do chão. Você pode aproveitar e fazer um quarto montessoriano para o seu filho.

berço acopladoBerços multifuncionais, com estantes, trocador ou bicama (ótimo para babás) acoplados, são mais caros – mas muito práticos. Eles também podem economizar espaço.

Quem tem gêmeos pode ficar tranquilo. Atualmente existem modelos dois em um, dispensando a necessidade de comprar dois berços separados. Aliás, vale notar que é recomendável que bebês gêmeos não permaneçam juntos num só berço, por questões de segurança.

Caso você resolva tentar dormir no próprio quarto e ao mesmo tempo já acostume a criança a ficar no berço, existem modelos acoplados com abertura para um lado da cama de casal. Ótimo para se desgastar menos quando seu filho chorar à noite.

berço gemeos

Berço para gêmeos

Tamanho Médio dos Berços e Selo de Qualidade

berço balançoO padrão é o americano: 1,30 m de comprimento por 70 cm de largura. Mas essa medida se refere apenas à parte interna do berço, servindo de referência para o colchão. Levando em conta a grade e demais acessórios, ele pode passar de 1,50 m por 80 cm.

Já o berço nacional tem padrão tem 1,30 m por 60 cm. E você sempre pode pedir para que seja feito com medidas customizadas junto a um marceneiro.

A grade lateral do berço deve ter um espaçamento máximo de 6,5 cm, Isso evitará que a criança prenda a cabeça num vão. O estrado e as laterais do berço devem ter, no máximo, 2,5 cm de distância. A altura entre o estrado e a lateral do berço tem de ser, no mínimo, 60 centímetros.

Se o berço possuir rodinhas nos quatro pés é fundamental contar com um sistema de travamento nos mesmos.

Atualmente os berços fabricados ou importados devem seguir requisitos de segurança do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

O selo de qualidade é obrigatório para que o móvel seja comercializado. Para aumentar a confiabilidade, só adquira um berço que venha com manual de montagem claro e ilustrado.

Berços Herdados e Feitos Sob Medida

berço tubularSim, não há problemas de utilizar um berço usado. Desde que ele esteja dentro das medidas do INPI acima citadas.

Além disso é imprescindível dar uma boa revisada nele. Há farpas de madeira? Parafusos frouxos? As grades estão firmes no lugar? A pintura está descascando? No caso de um berço tubular, há traços de ferrugem?

Berços feitos sob medida também deverão obedecer às regras do INMETRO. Preste muita atenção para que não seja utilizada tinta tóxica para o pequeno.

O ideal é que o móvel seja feito assim que souber da gravidez. E inspecioná-lo bem no ato da entrega.