Como Escolher o Melhor Fone de Ouvido para Você

Escrito por

O fone de ouvido – ou headphone, se preferir – é bem mais complexos do que se imagina. Para conseguir o que melhor se adapta ao seu estilo de vida, conseguindo alta qualidade de som, explicamos algumas de suas características para você acertar em cheio na hora da compra.

Não adianta ter um ótimo aparelho de som (ou smartphone) se os seus fones de ouvido são medianos. Sem um de alta qualidade, você dificilmente vai chegar ao melhor da sua experiência auditiva.

Para isso você vai precisar conhecer melhor a estrutura desses dispositivos, seus potenciais e os recursos que valem ou não a pena. Fatores como potência, impedância e conectores podem fazer toda a diferença para você.

Destrinchamos essas informações e explicamos a seguir.

Fones de Ouvido Ideais: Comece pelo seu Estilo de Vida

mulher corrida esporte fone de ouvidoToda compra inteligente parte do conhecimento das necessidades do consumidor. Você precisa levar em conta qual é o seu estilo de vida para começar a entender o que vai procurar.

Se procura fones de ouvido para praticar esportes, o ideal será investigar modelos intra-auriculares, que se encaixam diretamente no canal auditivo. Alguns possuem um fino suporte que os deixam no lugar durante uma corrida ou outros movimentos mais intensos do corpo.

Caso você seja o tipo de pessoa que precisa de uma trilha sonora da hora que acorda até a hora que vai dormir – e é exigente, ou trabalha, com música – headphones com dispositivos externos acolchoados (supra-auriculares) e arcos de cabeça, serão os mais indicados.

Eles são mais convenientes se você permanece mais ou menos no mesmo lugar durante a audição, sendo ideais para quem trabalha no computador ou estuda online.
Mas também podem ir à rua, é claro. Muitas vezes são os preferidos de quem viaja de ônibus ou avião, já que isolam melhor os ruídos externos. Eles aumentam o grau de atenção dedicado a um audiobook, por exemplo.

Também costumam entregar melhores graves do que os demais modelos.

homem computador headphonesMas você pode achar esse modelo grande demais para o agito do dia a dia e preferir algo mais leve e portátil, sem problemas. Existem muitos fones intra-auriculares que proporcionam uma excelente experiência sonora.

Os melhores deles possuem um revestimento de silicone bem no formato do canal auditivo. Isso ajuda a evitar que os barulhos do ambiente interfiram.

Fique atento: os antigos modelos cobertos com espuma não cumprem esse papel. Além disso, acumulam sujeiras, fungos e bactérias com facilidade, necessitando de higienização constante, sob risco de fomentar infecções nos ouvidos.

O modelo supra-auricular não é superior ao intra, tampouco vice versa. O que define de fato a qualidade do som é a estrutura interna de cada marca e modelo.

Finalmente, qualquer um desses modelos podem ser encontrados em versão Bluetooth, ou seja, sem fios.

Decifre as Especificações dos Headphones

Quer qualidade de som? Então resista à tentação de ignorar as especificações técnicas. Não se deixe levar pela empolgação ou por um modelo mais bonito.

moça metrô hedaphonesA primeira característica a analisar é a impedância do aparelho que você está cogitando comprar. É ela que garante uma boa variação na hora de aumentar ou diminuir o volume do som. Além disso, quanto maior a impedância, maior é a clareza do que você escuta.
Prefira fones que possuem impedância 25 (25 Ω) ou maior.

O mesmo ocorre com a potência dos fones: quanto maior, mais alto o som sairá. A medição em decibéis, que marca uma maior ou menor sensibilidade do aparelho, também define o potencial de volume. Você vai preferir algo alto, mas não maior do que 85 dB.
Mais do que isso, sua audição correrá o risco de sofrer danos.

No caso dos headfones supra auriculares, prefira os que possuírem auto-falantes maiores. Assim, a impedância, potência e sensibilidade terão melhores desempenhos.

Recurso de Cancelamento de Ruído

Como vimos, tanto fones de ouvido intra auriculares quanto os supra possuem recursos de vedação para isolar barulhos externos. Contudo, alguns modelos vem reforçados com o recurso de cancelamento de ruído.

Ele funciona captando os sons externos pelo microfone e emitindo frequências de ondas inversas para os fones, o que anula os ruídos.

Para isso, o aparelho não apenas acaba custando mais como também precisa de baterias recarregáveis ou pilhas. Mas vale a pena para quem é muito exigente, está sempre em locais barulhentos ou trabalha com música.

Materiais dos Plugues do Fone de Ouvido

conector fone de ouvidoDentre ouro, prata ou cobre, o primeiro material é o melhor quando se trata do plugue que introduz o fone de ouvido ao dispositivo de áudio. Ele é o mais caro de todos mas é muito mais durável e resistente a oxidações.

O de cobre é o mais facilmente encontrado, mas também o que estraga com maior facilidade.

Não despreze os conectores: os de má qualidade geram ruídos indesejáveis por não cumprirem sua função direito.