Como Escolher uma Escrivaninha para o seu Filho

Escrito por

Seu filho não estuda apenas na escola. Ele precisa de um espaço especial para estudar, também, em casa – de preferência no próprio quarto. Deveres de casa, revisão para provas e pesquisas especiais deverão ser feitos ali. Mas como escolher uma escrivaninha para ele? A seguir damos algumas dicas.

Medidas Ideais para a Mesa de Estudos do seu Filho

Escrivaninha para crianças mais novas

A altura para a escrivaninha infantil é de 65 cm. No entanto, conforme ela for crescendo, deve ter 75 cm, que é o padrão para crianças maiores. Uma saída ideal são as escrivaninhas que permitem subir o tampo conforme a necessidade.

Sua profundidade deve ser suficiente para acomodar o material que será usado nos estudos em casa. Não deve ser profunda demais, pois a criança simplesmente não vai alcançar o que está mais para a borda oposta. 55 cm a 60 cm é uma boa média.

Tão importante quanto a altura é a largura do tampo. 70 cm é o mínimo; quanto mais larga, melhor. É sempre bom lembrar que seu filho poderá precisar consultar vários livros ao mesmo tempo.

Além do notebook, é preciso que exista lugar para livros e cadernos abertos.

Modelos de Escrivaninha para o Quarto da Criança

bancada curvaOutro fator que também vai determinar sua escolha por uma escrivaninha é o cantinho disponível no quarto do seu filho.

Se a entrada é muito apertada mas o único lugar para a mesa é perto da porta, aposte numa bancada em curva.

escrivaninha embaixo da camaUm quarto muito pequeno pode ter uma cama única suspensa, como um beliche sem a parte de baixo.

Justamente nesse espaço entra a escrivaninha, usando a mesma área que a cama e resolvendo o problema da área pequena.

escrivaninha suspensaOutra ideia que economiza espaço é a escrivaninha suspensa.

Ela se abre na hora de estudar e pode ser fechada, com todo o material dentro, no resto do tempo.

Acessórios Importantes para Manter a Escrivaninha Organizada

escrivaninha movelNão basta ter uma escrivaninha. É preciso que ela seja rodeada por nichos, gavetas, prateleiras ou gaveteiros para que o material seja guardado.

Alguns modelos de mesa de estudo já vem embutidos num painel com todos esses espaços.

Muito importante também é a cadeira que vai acompanhar a escrivaninha.

Ela deve ser muito confortável e, de preferência, ergonômica. Itens como estofamento macio, estabilidade e braços podem deixar a criança mais relaxada. Melhorando, assim, a qualidade de seus estudos.