Placa Mãe

Agora o mais importante:

– Verifique o fabricante da placa mãe e procure por marcas conhecidas.
Se estiver na dúvida, digite o modelo e o fabricante no google e veja se há listas de discussão com comentários de usuários.
Estes fazem uma boa revisão do produto e não tem papas na língua na hora de malhar um produto ruim.

A placa mãe é a peça mais importante do seu computador, pois fazer uma troca de placa mãe equivale a trocar 70 a 80 % de sua máquina.

Por isso deve-se escolher bem o fabricante e além disso ver quais os processadores que a placa suporta e quanto de memória RAM ela aceita.
Ainda que você vá comprar um processador mais lento, é sempre bom saber que um dia, pode ser melhorado.

Sistema operacional

O sistema operacional:

– Um computador deve ser feito para o que ele for “rodar”. Este deve ser o primeiro pensamento de quem quer um computador novo. Mas além dos programas de trabalho e de entretenimento, para que aquele monte de fios e placas se comunique conosco é necessário o famoso sistema operacional.

O mais popular é o windows. Para os alternativos, o linux.
Mas qualquer que seja sua escolha veja o que ele necessita e monte um computador de acordo. Este talvez seja o ponto mais importante.

Usei linux durante um tempo e ainda que ele lhe permita maior flexibilidade no uso do computador, tenho certeza de que é mais indicado para quem já tem alguma experiência (e para estes pode ser excelente).

Para um usuário doméstico, prefira ficar no mainstream (o mais usado).

Para o seu caso especificamente eu compraria um computador com o Windows Vista Home .
Ainda que ele não se comunique muito bem com aparelhos antigos (o que pode ser ruim para sua velha impressora), por outro lado ele possui uma interface avançada, confortável e segura, compatível com tecnologias de ponta.

Acessórios

– Pense nos acessórios.
Uma boa placa de vídeo é recomendada para quem vai usar programas gráficos (como os de arquitetura) ou jogos. Prefira as que não compartilham memória com a placa-mãe.

Placas de som ou rede já vem inclusas na placa-mãe em geral e estão cada vez melhores.
Placas de rede sem fio podem não ser necessárias, e mais tarde você pode sempre colocar uma placa ou um adaptador USB, com bastante facilidade.

E placa de modem é uma tecnologia obsoleta que só deve ser adquirida caso seja necessário fazer uma conexão via telefone (daquelas antigas que ainda se ouvia o som de “handshake”, aquele chiado tradicional).

Por fim, teclado, mouse, monitor vão ao gosto do freguês.

Em geral, comprando um pacote, o monitor pode vir com desconto. Mas minha experiência mostra que são poucos os usuários que mantém o teclado, mouse o monitor que vem com a máquina.

A maioria em pouco tempo escolhe um que seja mais confortável para seu uso pessoal. Portanto, a princípio, economize nestes.

 Opinião

A idéia de comprar um computador pronto (de marca) é realmente a mais acertada.
Lojas geralmente oferecem mais garantia do que quando encomendamos um computador  (montado) com peças avulsas.

Só recomendo que encomende o computador (montado na loja) quem tem uma necessidade muito específica e tem anotados todos os componentes que necessita. De outra forma, é a senha para receber peças de qualidade duvidosa.

E garantia em se tratando de informática pode ser a diferença entre um bom computador ou uma sucata em 6 meses (quando vence a garantia da maioria das peças compradas separadamente).

Boa sorte na sua escolha !