Colchão MUITO MACIO
Um colchão muito macio pode ocasionar curvas ou distorções na superfície, promovendo um desalinho da coluna vertebral.
A tensão viciosa que o músculo da área cervical, dorsal, lombar e glútea faz para restaurar a posição natural da coluna durante o período do sono, deixa a musculatura tensa, produz o desconforto e a dor pela manhã, agravando problemas de postura.
Colchão MOLE
Porque o colchão não deve ser muito mole?
Só é confortável momentaneamente, durante o decorrer do sono, não sustenta os músculos que suportam a coluna, comprimindo-os de um lado e distendendo-os de outro.
Colchão DURO
Porque o colchão não deve ser muito duro?
Dificulta o relaxamento do corpo pois exerce pressão sobre a pele e os músculos, prejudica a circulação sanguínea, causando caimbras e formigamentos.
Colchão MUITO DURO
Aquele modelo bem duro, que não se adapta às curvas da coluna, deve ser evitado, pois cria pontos incômodos de pressão em seus ombros e quadris.
Vale salientar que um mau posicionamento ou movimento inadequado dos ossos, pode causar o mau funcionamento dos tecidos e órgãos por todo o corpo.
Colchão CERTO
Colchão certo, travesseiro idem, sono certo.
O melhor colchão: firme, nem duro demais, nem “mole” demais…
Todas as curvas do corpo deve ter apoio e a coluna ficar reta, sem ser forçada.
Se usarmos um colchão muito duro você pode “entortar” a coluna e machucar os quadris,os ombros e as coxas.
Seus músculos ficam tensos, quando eles deveriam descansar.
Se usarmos um colchão muito mole não dá sustentação correta para as partes mais pesadas do corpo, como quadris, coxas e ombros.
Ao invés de molda-los, ele os afunda seriamente a coluna.
Colchão IDEAL
O colchão ideal é aquele no qual a coluna se molda na posição correta, e sustenta corretamente o peso do seu corpo, proporcionando descanso.
Deite sempre de decúbito dorsal horizontal (de barriga para cima) ou em decúbito lateral (de lado). Evite deitar-se de bruços, nesta posição a coluna fica sem apoio e torna-se dolorosa.
Ao deitar-se de barriga para cima, use travesseiro fino; ao deitar-se de lado, use travesseiro médio, preenchendo o espaço entre a cama e a orelha, de modo que o pescoço fique alinhado com o tronco.
Como sei se está na hora de trocar o meu colchão ?
Um colchão dura em média 7 anos. Todavia, existe uma variação conforme o tipo de produto e fabricante. Devemos verificar no certificado qual o tempo de uso recomendado.
De qualquer maneira devemos ter a atenção freqüente para a situação do produto. Alguns sinais mostram que está na hora de trocá-lo.
Verificar se existe alguma mancha ou coloração diferente, buracos ou sujeira.
Estar desnivelado, com a densidade muito baixa e desconfortável, mostram também a necessidade da troca.