Como Economizar na Compra de Uniforme Escolar

Escrito por

Economizar na volta às aulas se torna ainda mais importante em tempos de crise – e isso pode ser feito na hora de comprar o uniforme escolar do seu filho. Confira nossas dicas.

Nem só na compra de livros, cadernos e outros materiais escolares você consegue economizar na volta às aulas. Dá para poupar algum dinheiro, também, no inevitável momento de adquirir uniformes.

Afinal, crianças crescem! Sem contar que os pequenos desgastam as roupas com grande rapidez, e as peças talvez não sejam mais dignas de uso.

Se você mudou seu filho de escola, então, a compra do uniforme novo é inevitável.

Veja a seguir o que está a seu alcance para não estourar o orçamento com uniformes da escola.

Economizando no Uniforme Escolar: Reutilize

crianças estudantes escolaSe o seu filho continua na mesma escola, dê uma olhada cuidadosa nas peças do ano passado: talvez algumas delas ainda possam ser aproveitadas.

Em primeiro lugar, veja se a roupa ainda cabe na criança. Se estiver justinha ou curta demais, mas em bom estado, separe para dar para eventuais estudantes mais novos que você conheça.

Em seguida, procure saber junto a escola se já existe alguma forma de troca de uniformes usados entre os alunos. Caso não exista, você pode organizar um grupo de Whatsapp ou Facebook para facilitar essa transação.

A ideia é avisar para as mães o mais rápido possível, para que todo mundo economize.

Da mesma forma, procure saber se alguma criança um pouco mais velha está doando seus uniformes. Se estiverem em boas condições e servirem no seu filho, vai se traduzir em menos dinheiro gasto.

Seja gentil e não doe uniformes manchados, rasgados ou puídos. Da mesma forma, seja gentil com seu filho e não aceite doações de peças em mau estado.

É claro que, no entanto, você poderá tentar dar um jeitinho em peças com defeito que podem ser recuperadas, caso ainda sirva na criança. Existem várias formas de retirar manchas e clarear roupas encardidas, além de remendar costuras desfeitas.

Faça um Grupo de Compras de Uniforme Escolar

A princípio o valor das peças de um uniforme não variam. No entanto, se você e os pais dos outros estudantes se unirem para comprar boas quantidades de um mesmo modelo, é possível que o fabricante reduza um pouco os preços.

Se, por exemplo, um grupo de dez pais resolver comprar quatro camisetas cada um, existem grandes chances de conseguir desconto para quarenta peças.

Avalie a possibilidade de que todos paguem em dinheiro. Isso poderá aumentar o valor do desconto – ou mesmo persuadir o fornecedor a oferecer desconto, se ele ainda não tiver se convencido.

Se o grupo conseguir fechar descontos de peças de tamanho maior que o do seu filho, considere entrar no bolão e guardá-las para quando seu filho espichar um pouco mais.

Copie o Uniforme numa Costureira

estudantesOutra saída para diminuir os gastos com o uniforme escolar é simplesmente copiar as peças junto a uma costureira.

É claro que camisetas com silk-screen impresso ou bordados complexos da insígnia da escola não entram nessa lista. No entanto calças, bermudas e casacos, dependendo do modelo, podem ser replicados.

Para isso é muito importante que você adquira o tecido certo na cor exata do uniforme original. O que normalmente não é uma tarefa difícil. Em linhas gerais, eles são feitos de tecidos simples de encontrar e cores básicas.

Tenha em mente que copiar deve compensar financeiramente, levando em conta o valor do tecido necessário, a quantidade de peças a ser feita e o valor e a capacidade diária da profissional de costura.