Como Economizar em Tempos de Crise

Escrito por

Precisa economizar mas não sabe por onde começar? Você possivelmente tem mais saídas do que pensa. A seguir mostramos como começar a poupar dinheiro sem grandes sacrifícios.

A ideia central para começar a fazer uma economia expressiva de dinheiro é cortar gastos.

Veja a seguir como fazer isso sem eliminar completamente os serviços dos quais precisa.

Como Economizar com Alimentação

mercado frutasEm primeiro lugar, corte drasticamente a ida a restaurantes. S você estiver no trabalho, traga comida de casa; se o restaurante for uma forma de lazer, vá apenas em datas especiais.

Cozinhar em casa é muito mais barato do que almoçar ou jantar fora, pedir comida ou mesmo comprar pratos prontos congelados.

Compre produtos fabricados pela própria rede de supermercados, que costumam ser mais em conta: itens de limpeza, alguns enlatados, massas, molhos e sucos. Evite produtos premium.

Se você tem família, prefira mercados que vendam itens no atacado: o custo por unidade tende a cair bastante.

Corte Gastos sem Perder a Saúde

Abandone a sua academia badalada e matricule-se numa mais barata. Atualmente existem ótimas academias com preços mais justos.

Se a sua academia é a única por perto, investigue a possibilidade de malhar em horários especiais, que em geral são mais em conta. Normalmente esses horários são os de menor movimento, como na primeira metade da tarde.

Caso você tenha plano de saúde, deixe de se consultar em médicos particulares, mesmo que temporariamente. Aliás, com um plano de saúde, vale a pena fazer vários check-ups e manter a saúde em dia: ficar doente é mais caro, pois envolverá a compra de medicamentos.

E se o seu plano estiver caro demais, passe do particular para o coletivo ou de um premium para um médio. Às vezes os melhores planos oferecem serviços e confortos que no final das contas podem não ser essenciais.

Economize com a Internet e com o Celular

internetSe você não é um grande consumidor de internet, migre para um plano de internet menos veloz: este é o fator que encarece ou barateia o serviço.

Você é um grande usuário de internet e velocidade é fundamental? Então cancele seu plano de TV à cabo. Atualmente é possível acessar alguns canais de notícias online gratuitamente e, é claro, assistir a filmes e séries no famoso Netflix, que custa muito menos.
Além disso, sempre é possível conectar seu computador à tevê e assistir o conteúdo numa tela maior.

Aproveite e cancele a assinatura de jornais e revistas: passe a se informar e acompanhar outros assuntos exclusivamente por sites, que em geral são gratuitos.

Quanto ao celular, opção mais drástica é simplesmente cancelar a internet móvel. Dessa forma, você só poderá navegar em áreas com wi-fi.
Se você não pode ficar sem acesso à internet no celular, faça um plano reduzido e comunique-se basicamente pelo Whatsapp. Também cogite adquirir um plano pré-pago e fazer ligações extras pelo aplicativo.

Mora de Aluguel? Peça Descontos

Você paga seu aluguel em dia e cuida bem do imóvel onde mora? Ótimo: você pode tentar negociar um desconto no valor mensal.

Com a crise, muita gente está procurando aluguéis mais baratos – e os proprietários de imóveis mais caros estão com enorme dificuldade de encontrar novos inquilinos.

Isso significa que eles ficam indefinidamente sem essa fonte de renda, tendo ainda que arcar com despesas como condomínio e IPTU.

Além disso, os proprietários em geral preferem segurar um inquilino conhecido que pague bem do que um novo que pode dar dor de cabeça.

Compre Tudo de Segunda Mão

Sim, visite mais bazares – principalmente os de troca, aonde o dinheiro não entra – e brechós. Faça um grupo no Whatsapp com mães de crianças de diferentes faixas etárias e passem roupas e objetos adiante umas para as outras.

Eletrônicos, eletrodomésticos, móveis e outros objetos como bicicletas e brinquedos podem ser adquiridos em classificados e fóruns online.

Você também pode vender o que lhe é inservível e fazer um dinheiro extra.