Como Desentupir o Vaso Sanitário

Escrito por

Vaso sanitário entupido é sempre um transtorno enorme. No entanto existem várias maneiras de contornar o problema. Aprenda a desentupir sua privada sem muita sujeira.

Um vaso sanitário entupido é muito constrangedor – ainda mais quando você está recebendo visitas. O cheiro é desagradável e permanece aquela sensação geral de falta de higiene.

Ainda pior: ele fica inutilizável, fazendo de um simples aperto na bexiga um problema.

Saiba a seguir o que fazer para resolver o problema e deixar o banheiro em perfeito funcionamento.

Substâncias Caseiras para Desentupir o Vaso Sanitário

privada bicarbonatoMisture meio copo de vinagre à mesma quantidade de bicarbonato de sódio e jogue diretamente na privada. É a receita mais suave, indicada para o caso de entupimentos sem gravidade.

Para situações um pouco mais difíceis, dilua detergente em água fervida e jogue no vaso. Dê descarga na sequência e observe se o entupimento se dissipou. Se necessário, repita a receita mais duas vezes.

Se não adiantar, parta para uma solução um pouco mais drástica: jogue água sanitária na privada e aguarde três horas. Puxe a descarga. Essa indicação é mais eficiente quando o entupimento é por excrementos.

Se o caso for o de uma fossa caseira e não uma rede de esgoto, a água sanitária mata as bactérias que ajudam a dissolver os detritos orgânicos. Portanto, será contra indicada.

Soda Cáustica para Desentupir a Privada

A soda cáustica é altamente corrosiva e não deve ser a primeira solução a qual recorrer quando o vaso entope. Com repetido uso, ela pode corroer a sua tubulação de esgoto. Apele para ela apenas se outras alternativas não resolverem o problema.

Encha um balde de água e coloque duas colheres de sopa de soda cáustica e duas de sal. Despeje no vaso sanitário e deixe descansar por pelo menos uma hora. Se o entupimento for muito severo, espere até três.

Há produtos à base de soda cáustica prontos para uso nos supermercados. Siga as instruções atentamente.

Em todo caso, use luvas de proteção e evite a todo custo contato direto com a substância.

Apele para o Desentupidor

O bom e velho desentupidor de privada pode ser bastante eficiente. Para isso, o nível de água dentro do vaso deve ser alto. A recomendação é usar o desentupidor e puxar a descarga ao mesmo tempo.
Assim, é criado um vácuo que acaba puxando a água.

desentupidor de privada

Se você não tiver um desentupidor de privada em casa – o de pia não vale, porque sua haste é muito curta – faça um de garrafa pet. Basta cortar uma grande ao meio e colocar um cabo de vassoura no bico.

Em seguida, utilize normalmente, como se fosse um desentupidor regular.

Vede o Vaso Sanitário

Coloque uma bola suíça – aquelas de fisioterapia – sobre o acento levantado do vaso e empurre-a até que ela vede-o completamente. Então, dê descarga: a pressão em geral consegue empurrar por água abaixo o que está entupindo a privada.

Se não tiver bola suíça, cubra o assento do vaso com um saco de lixo ou com plástico filme. Não pode haver nenhum espaço aberto para a passagem de ar. Feche a tampa, sente-se em cima dela e acione a descarga por cerca de 30 segundos.

O mercado brasileiro, inclusive, já oferece o Desentupidor de Vaso Sanitário, um plástico resistente e aderente às bordas da privada e cria um vácuo.

Desentupa o Vaso Sanitário com um Pano de Chão

Vista uma luva de borracha, escolha um pano de chão velho e empurre-o na saída submersa do vaso. Em seguida, dê descarga e puxe o pano ao mesmo tempo.

Cuidado para que o pano não descer pela tubulação.