Bronze e Latão: Como Cuidar de Peças de Metal

Escrito por

Ligas de cobre, presentes no bronze e no latão, sempre foram muito utilizadas na confecção de utensílios domésticos e objetos decorativos. Mas apesar de se tratarem de materiais bastante resistentes, eles podem se deteriorar com o tempo. Isso por conta de corrosão, mau manuseamento e a armazenagem inadequada. Veja a seguir como preservar itens de bronze e latão.

Pátina do Bronze: Um Envelhecimento Natural

Muitas vezes a presença de manchas no bronze ou latão pode dar um visual interessante à peça.

bronze pátinaNo caso do bronze, é comum o aparecimento da pátina, um tipo de corrosão que pode ser aplicado artificialmente ou resultar da ação natural do tempo.

Ela geramente tem um aspecto esverdeado e dá uma cor e textura agradáveis aos objetos de bronze.

Se você gosta da aparência da pátina faça uma limpeza periódica apenas com um pano seco para retirar o pó acumulado da peça.

Corrosão em Objetos de Bronze ou Latão Valiosos

No caso de objetos históricos ou de coleção, a pátina ou outros acabamentos podem dar valor histórico e econômico às peças.
Por isso é importante saber diferenciar a pátina das corrosões nocivas.

Lembre-se que a pátina é uma camada contínua que não descama com facilidade. Pequenas áreas cobertas com um pó verde esbranquiçado podem indicar uma corrosão perigosa.

Ambientes muito poluídos ou e com presença de água do mar evaporada podem acelerar o aparecimento de corrosões.
O contato com as mãos também pode ser prejudicial para esses objetos, por isso prefira usar luvas de algodão ao transportá-los e limpá-los.

Em caso de dúvidas, consulte um profissional antes de proceder com o polimento e limpeza da peça.

Como Saber se é Bronze ou Latão

bronze lumináriaAntes de iniciar qualquer tipo de limpeza, também é necessário verificar se sua peça é feita realmente em bronze ou latão.

Existem muitos itens chapeados ou banhados que podem se danificar facilmente.

A certificação é simples: basta aproximar um ímã do item. Se ele for atraído, a peça não é de bronze nem de latão, pois esses metais não são magnéticos.

Produtos Especiais para Limpeza de Bronze e de Latão

Existem no mercado diversos produtos destinados à limpeza do bronze e do latão.

Ao utilizá-los, siga sempre as instruções do fabricante e faça um teste em uma pequena superfície antes da aplicação.

Lembre-se de não usar abrasivos químicos e utilizar escovas ou panos macios para o polimento.

Dicas e Receitas Caseiras para Limpeza Básica de Bronze e Latão

Molhe um pano macio em água quente com sabão ou detergente neutro e limpe a peça para remover manchas e sujeiras. Se a peça tiver relevos ou gravuras difíceis de limpar com o pano, pode-se usar uma escova macia para eliminar as sujeiras dos lugares mais complicados.

Finalmente, faça o polimento passando um pano seco pela superfície da peça para deixá-la mais brilhante. Se quiser, pode-se aplicar um polidor para dar um aspecto mais brilhante à peça.

Outra possibilidade é acrescentar limão a sua mistura de água e detergente. Para isso, em um balde acrescente cinco partes de água, três de detergente e uma de suco de limão.

Limpe a peça com um pano molhado nessa mistura e depois utilize outro pano limpo umedecido em água morna para retirar os resíduos da solução.

Receita Caseira para Limpeza Profunda do Bronze

escultura bronzeAlguns objetos de bronze podem exigir uma limpeza mais profunda para a retirada de manchas ou da pátina.

Os procedimentos a seguir devem ser realizados com precaução para tratar peças muito danificadas. A limpeza excesiva pode danificar algumas superfícies ou detalhes das peças.

Antes de fazer qualquer tipo de limpeza, sempre teste uma pequena superfície da peça para assegurar-se de que ela resistirá ao processo.

Para realizar a limpeza e polimento das peças mais desgastadas pelo tempo: com um pano macio retire o pó da peça de bronze. Se necessário use uma escova para eliminar as sujeiras dos lugares mais complicados (fendas, relevos, etc).
Isso é fundamental para evitar possíveis arranhões.

Misture 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e suco de limão. Vá acrescentando o limão aos poucos até obter a consistência de uma pasta. Esfregue a pasta em círculos sobre o objeto cobrindo-o por completo.

Deixe a pasta agir por 20 ou 30 minutos. Remova cuidadosamente a pasta com um pano molhado em água morna.

É importante remover todos os resíduos, pois eles contém substâncias que podem acelerar um novo processo de oxidação.

Seque a peça por completo e, com um pano macio, faça o polimento normalmente.

Receita Caseira para Limpeza Profunda do Latão

esculturas buda lataoPara limpar peças de latão muito oxidadas, utilize uma solução com meio ou um litro de água morna, uma colher de sopa de sal e duas colheres de sopa de vinagre.

Depois de aplicar a solução, não se esqueça de passar um pano macio na peça para retirar todos os resíduos da mistura. Para finalizar, lustre a peça com um pano seco ou com a aplicação de um produto específico para latão.

Outra possibilidade é utilizar uma mistura de farinha, sal e vinagre para realizar a limpeza. Essa receita também pode ser aplicada a peças de bronze muito danificadas.

Em um recipiente mistures três partes iguais de sal e a mesma quantidade de farinha de trigo. Aos poucos acrescente o vinagre branco até formar uma pasta.

Depois de retirar cuidadosamente o pó da peça com a ajuda de um pano ou de uma escova macia, aplique a pasta. Esfregue fazendo movimentos circulares. Deixe a pasta agir por 20 ou 30 minutos.

Use um pano molhado em água morna para retirar a mistura. Preste especial atenção para não deixar nenhum resíduo sobre o bronze ou latão. Com um pano seco dê o polimento para que a peça volte a brilhar.

Como Manter o Polimento do Bronze e do Latão

Mas se você gosta das suas peças polidas e brilhantes, manter o aspecto original do bronze e do latão requer uma série de cuidados especiais.

Algumas pessoas optam por usar um verniz próprio para proteger seu objeto. Tem a vantagem de não exigir posterior manutenção. O brilho se mantém. Bastando só tirar a poeira ou passar um pano limpo levemente umedecido e depois secar.

Especialistas e colecionadores não recomendam a aplicação de verniz sobre objetos de latão. Apesar de facilitar a limpeza, isso pode reduzir o valor da sua peça.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: joeflintham, Wrote