Como Conservar Roupas Infantis

Escrito por

Conservar adequadamente as peças de roupas dos seus filhos requer alguns cuidados específicos, que garantem a durabilidade das peças. Veja a seguir algumas dicas para esticar a vida útil das roupas das crianças.

A atenção com a lavagem, secagem e armazenamento das roupinhas permite que elas fiquem bonitas por mais tempo e garantam o conforto dos pequenos e pequenas.

Escolha Roupas Duráveis para seus Filhos

A ideia de que comprar peças mais baratas é melhor, pois as crianças crescem rápido e perdem as roupas logo, quase sempre não é a opção mais adequada.

roupas de criançaIsso porque a economia na hora da compra pode se transformar em gastos maiores posteriormente por conta da falta de qualidade dos tecidos ou de modelagens pouco resistentes.

É claro que há exceções, e algumas promoções podem e devem ser aproveitadas sempre que possível.
Mas antes de encher a sacola sempre coloque na balança o custo e os benefícios, além de ter certeza que o material é de boa qualidade.

Para peças do dia a dia e que estão presentes em momentos de maior movimentação da criança, como na escola e durante as brincadeiras, o ideal é escolher tecidos mais resistentes, que não rasguem ou deformem com facilidade.

Deixe as roupinhas feitas com os panos mais delicados, como rendas, cetins, sedas e outros, para uso específico em ocasiões mais especiais, como festas, batizados, casamentos, e outras do tipo.
Além disso, a qualidade do tecido também pode fazer a diferença na hora da lavagem.

Lavagem e Secagem da Roupa da Criança

roupa bebeSempre se atente às indicações de lavagem presentes na etiqueta. Cada peça tem especificações para lavagem e secagem, e, seguindo-as corretamente, a durabilidade das peças é bem maior.

Antes de lavar, separe por cor (cores claras em uma leva, cores escuras em outra, peças coloridas em outra) e por tecido (tecidos leves no ciclo leve, roupas pesadas no ciclo mais pesado, seguindo a indicação da fabricante de sua lavadora).
Grau de sujeira (roupas muito sujas não devem ser misturadas às peças mais limpas) também evita manchas e preserva a higiene de peças não tão sujas.

Não vista os bebês e crianças com roupinhas que ainda não foram lavadas depois de compradas. Isso porque as peças são manuseadas por pessoas diversas nas lojas, e podem trazer bactérias prejudiciais à saúde dos pequenos.
Sempre faça a higienização completa antes do primeiro uso.

As roupinhas de bebê devem ser lavadas com sabão e amaciante específicos para essa faixa etária. Eles são formulados especialmente pensando na delicadeza da pele, e diminuem o risco de reações alérgicas. Na dúvida, opte sempre pelo clássico sabão de coco.

Peças mais pesadas, como calças jeans, casaco infantil, moletons e outras do tipo podem precisar de mais tempo de secagem. Caso você tenha secadora, esse tempo obviamente é reduzido.

Guardando Roupas Infantis

roupas infantisRoupas armazenadas enquanto ainda estão úmidas, por menor que seja a umidade presente, podem facilitar o desenvolvimento do mofo. Além de prejudicar a qualidade da peça, esta umidade tende a desencadear processos alérgicos na criança, seja na delicada pele, seja no aparelho respiratório. Fique atento!

Evite guardar novamente peças que foram usadas apenas uma ou duas vezes mas parecem limpas. O suor e a gordura do corpo podem causar manchas nas roupas, além de deteriorar o tecido. Se você usou pouco a peça e pretende repeti-la em breve, evite colocá-la junto às peças que estão completamente limpas. Reserve um espaço sobre a cômoda para deixá-las arejadas até o próximo uso.

Você prefere guardar peças delicadas em saquinhos separados? Essa é uma excelente escolha, porém evite o uso de embalagens plásticas, que podem acumular umidade. Sempre opte por saquinhos de tecido ou de TNT, que permitem que a peça “respire” adequadamente.