Como Conservar Livros

Escrito por

Para os verdadeiros amantes da leitura, livros são como joias. Possuem um valor inestimável, sobretudo se ele faz parte de uma biblioteca pessoal. Então que tal aprender a conservá-los? A seguir você vai encontrar algumas dicas valiosas. Boa leitura!

Conservar Livros: Guarde-os da Forma Certa

Não empilhe seus livros um sobre o outro. O jeito certo de guardá-los é sobre prateleiras ou estantes, de modo vertical. Escolha uma forma de organização dos livros que tem.

Também não os aperte muito. Coloque-os de uma forma que não sobre muito espaço entre eles e ao mesmo tempo não seja difícil retirá-los na hora de ler. Eles devem deslizar, e não trazer outros junto.

Aliás, sempre puxe seu livro pela lombada.

Guarde seus livros longe do sol, pois poderão debotar. O local também não pode ser úmido. Isso quer dizer que, além de evitar que fiquem num banheiro ou numa varanda, é importante verificar se a parede onde se encostam está livre de mofo.

Como Limpar seus Livros

livrosApesar de ser muito prático, dispense o espanador na hora de limpar seus livros. Ao invés disso, utilize uma flanela seca e passe individualmente por cada um. É a forma certa de se livrar da poeira.

É preferível que você use um aspirador de pó, caso queira eliminar a poeira de uma só vez.

A limpeza mais caprichada de todas, no entanto, é empregando uma escova de cerdas bem macias. Ela alcança até mesmo a poeira dos cantinhos. Faça isso livro por livro.

Aproveite para abrir o livro e folheá-lo um pouco. Isso faz com que as páginas fiquem mais arejadas.

Limpe as prateleiras com pano levemente úmido. Espere secar bem antes de devolver os livros para elas.

Para Conservar Livros, Lave Bem as Mãos

O suor acelera a decomposição do papel. E mãos sujas transferem bactérias para as páginas. Logo, lave suas mãos ou esfregue-as com álcool gel antes de manusear seu livro.

Sem contar que mãos sujas marcam as páginas com um feio borrão.

Inclusive cancele o hábito de comer enquanto lê. Farelos, pinguinhos de saliva e até mesmo líquidos derramados podem amarelar e despedaçar as folhas em curto ou mesmo longo prazo.

Usando seus Livros com Cuidado

livro caféO ideal, na hora de abrir um livro, é não chegar a 180 graus de ângulo de separação entre as capas.

No entanto para muita gente esta é a posição mais confortável para ler. Tudo bem. Desde que não dobre um dos lados para trás enquanto lê o outro. Isso arrebentará com o livro.

Da mesma forma, não utilize a orelha de um livro para marcar a página em que está. Opte sempre por um marcador de livro tradicional, retangular e bem fininho.

Nessa mesma linha, evite utilizar clipes para marcar páginas mais relevantes. Eles deixarão marcas permanentes nas folhas. Além disso, poderão manchá-las com ferrugem.

Outras Dicas de Preservação de Livros

Ao contrário do que se acredita, encapar ou embrulhar livros não coopera com sua preservação. Portanto, esqueça plásticos, contact, papel pardo ou outros materiais.

Esses “reforços” só contribuem para deixar seus livros menos arejados. O papel pardo, por exemplo, é ácido e deixa as capas amareladas e quebradiças com o passar dos anos.

A única ocasião é quando for transportar o livro para outro lugar. Então utilize um saco de tecido para protegê-lo.

Evite escrever em folhas de papel sobre um livro. A pressão da caneta poderá formar um baixo relevo na capa.