Como Arrumar a Cama com Perfeição

Escrito por

Arrumar a cama é uma tarefa diária que nos faz lembrar que tudo precisa recomeçar, mesmo que seja desfeito em pouco tempo. Dá vontade de deixá-la desarrumada – afinal, à noite, na hora de dormir, isso vai acontecer! Mas nada como entrar num quarto com uma cama bem feita… dá uma sensação inigualável de aconchego. Aprenda a seguir como fazer sua cama com perfeição.

Vale a pena acordar cinco minutinhos mais cedo pela manhã: é o máximo de tempo que você vai levar para deixar sua cama arrumadinha e enfrentar o dia. À noite, lá estará ela: pronta para lhe acolher com conforto.

Dicas para Arrumar a Cama

cama lilasO mais importante aqui é dispor de lençóis, fronhas, cobertores e colchas do tamanho certinho da sua cama. Assim não vai sobrar pano ou deixar alguma peça exposta, como o colçhão forrado com um lençol pequeno demais, por exemplo.

A sua roupa de cama deve estar em dia. Sem rasgos, manchas, elásticos que não esticam mais ou outros defeitos.

Uma ótima ideia para deixar o lençol mais esticado é usar um protetor de colchão por baixo de tudo. Não só ele não deixa o suor e outros fatores mancharem o colchão como também forma uma base macia que ajuda a manter os lençóis lisinhos.

Depois do lençol inferior, que embrulha o colchão, é a vez do superior, que você vai usar para se cobrir. Em seguida, uma manta ou um cobertor. Você pode escolher deixá-los completamente esticados ou dobrar a suas barras como arremate.
Os travesseiros poderão ficar por baixo das cobertas ou por cima delas.

Em geral as pessoas prendem a parte inferior de lençóis e cobertores sob o colchão.

Essa é a forma básica de arrumar a cama.

Modos de Arrumação Conforme o Modelo da Cama

cama gavetasExistem, contudo, algumas variações na hora de arrumar a sua cama.

Você poderá preferir cobrir completamente sua parte inferior colocando uma saia por baixo do colchão. Isso é bastante comum entre donos de camas do tipo box.
No entanto, se a sua cama for box com espaço para guardar coisas, pode ficar pouco prático.

Provavelmente você gostará da ideia de arrematar a arrumação com uma colcha ou edredom. Bastará cobri-la com eles e deixá-los cair pela laterais até perto do chão.

Mas se a sua cama tiver um design que você adora, poderá envelopar o colchão. Isso significa que vai embrulhá-lo também com as cobertas. Tudo vai parar embaixo dele: o segundo lençol, o cobertor e até mesmo a colcha.

Nesses casos, é claro, o edredom não é indicado, já que ele criará um grande volume indesejado sob o colchão.

Como Arrumar a Cama com Travesseiros

Basicamente, os seus travesseiros deverão ser vestidos com as fronhas que fazem parte do conjunto de lençóis que você adquiriu. Conforme já dito, eles podem vir logo acima do lençol que forra o colchão ou por cima de todas as cobertas.

Você também poderá escolher um cobre-leito para finalizar a arrumação da sua cama, e ele pode vir acompanhada de fronhas bem ornadas no mesmo tecido. Aqui, você decidirá se vai providenciar mais dois travesseiros para vestir ou usará os que já existem.

Um ponto a levar em conta, no entanto, é que é preferível que você deixe os travesseiros do conjunto da colcha, por exemplo, apenas para enfeitar a cama. Ele estará mais exposto à poeira ao longo do dia, enquanto os que estarão cobertos ficarão protegidos.

Na hora de dormir, os travesseiros cobertos serão mais higiênicos, prevenindo alergias e possíveis problemas na pele do rosto.

Cama de Casal: Cada um com a sua Coberta

Se você divide a cama com um parceiro e à noite vocês brigam pelo lençol e pelo cobertor, providencie um para cada um.

No caso do lençol, você poderá simplesmente cortá-lo ao meio e fazer uma bainha. Pronto: você terá dois deles, ainda fazendo parte do jogo de cama.

Também é possível comprar lençóis avulsos: o do colchão bem no tamanho dele e os de se cobrir, separadamente, de tamanhos menores, já que servirão para apenas uma pessoa. O mesmo vale para cobertores.

A ideia é fazer esticá-los lado a lado na hora de fazer a cama. Cubra tudo normalmente com uma colcha ou edredom e pronto.

Roupa de Cama com Estilo

cama cremeDependendo da forma como você faz a cama, deverá coordenar os tons dos lençóis com os do cobre-leito. Isso se aplica caso você, por exemplo, gostar de dobrar a barra das cobertas, expondo lençóis e travesseiros.

Se a sua colcha é estampada, escolha um jogo de cama com a mesma estampa ou na mesma paleta de cores.

Também é possível escolher um jogo de lençóis bem sofisticado, com bordados por exemplo, e combiná-lo com um edredom liso no mesmo tom.