A adolescência é uma das fases mais importantes da vida e, por ser repleta de mudanças, pode influenciar em áreas da rotina, desde a alimentação até a hora de dormir.[clear]
Por estarem em crescimento, os adolescentes precisam ter um ambiente que garanta boas horas de sono e proteção para a coluna.
Isso tudo reflete no futuro, já que previne dores nas costas e garante noites bem dormidas, garantindo mais energia e produtividade.
Na hora de escolher o modelo perfeito, as dúvidas surgem, principalmente devido à variedade no mercado. Por isso selecionamos abaixo algumas dicas para comprar o colchão ideal para um adolescente.
[h2 type=”2″ width=””]Tamanho do Colchão para Adolescentes[/h2]
Tudo começa com a escolha do tamanho do colchão e da cama.
Com o crescimento das crianças, os pais geralmente percebem a necessidade de trocar a cama dos filhos, deixando de lado a de tamanho infantil e partindo para uma com padrões adultos.
Isso dá mais liberdade e conforto na hora de dormir, abrigando todo o corpo sem que o adolescente precise flexionar as pernas ou encurvar a coluna.
Um colchão pequeno para a altura do adolescente gera esses males, que só são sentidos em longo prazo.
No que se refere à largura, vale a pena pesquisar bem.
Os padrões são colchões de solteiro, viúva e casal, de diferentes tamanhos; alguns são menores, geralmente voltados para beliches.
[h2 type=”2″ width=””]Tipos de Colchão[/h2]
Os tipos de colchão variam, assim como o preço.
Eles podem ser clássicos colchões de espuma ou receberem molas, que ajudam na sustentação e dão mais conforto na hora do sono.
Uma recente tecnologia que tem se destacado é a espuma viscoelástica. Ela é uma descoberta relativamente recente e consegue se adequar ao peso de cada pessoa, valendo bastante o investimento.
Outro fator importante é pensar em alergias e possíveis ácaros que podem se proliferar no colchão.
Por isso, a limpeza constante e a busca por materiais hipoalergênicos é indispensável.
[h2 type=”2″ width=””]Adolescentes e Colchões de Espuma[/h2]
Na hora de escolher um bom colchão de espuma, é preciso prestar a devida atenção para a combinação entre dois fatores: a altura e o peso da pessoa.
Isso influencia diretamente na pressão que o corpo exerce sobre o material, que acaba se moldando com o passar do tempo, influenciando na posição do corpo ao dormir e no conforto ao se deitar.
A densidade indicada para o biotipo brasileiro é a D33 na classificação. Ela consegue suportar até 100 quilos.
A categoria D45 suporta até 150 quilos, por isso vale a pena verificar na loja e buscar o melhor para cada pessoa.
No caso de adolescentes com problemas de coluna, é muito importante consultar um médico antes: colchões ortopédicos não são necessariamente indicados para qualquer caso.
Colchões muito duros podem flexionar para cima ombros, quadris e coxas; os muito macios afundam o corpo e deixam a coluna torta.
O que importa é um colchão que garanta o alinhamento das vértebras.
[h2 type=”2″ width=””]Vida Útil de um Colchão para Adolescentes[/h2]
Por mais sofisticado que o produto seja, ele também possui uma vida útil. As características modificam, assim como a resistência dos materiais.
Com o tempo, o colchão tende a deformar ou ficar deformado devido à pressão constante. Isso faz com que seja necessário renovar o produto.
Em geral, o indicado é que a troca seja feita após cinco anos de uso, entretanto tudo depende da indicação dos fabricantes.
Uma boa dica para manutenção é girar o colchão mensalmente e deixá-lo ventilando sem o lençol em um ambiente fresco.
[h2 type=”2″ width=””]O Adolescente Deve Testar o Colchão[/h2]
Antes de mais nada, a escolha do colchão depende da opinião do próprio adolescente.
Nessa fase, a melhor alternativa é deixar que ele opte pelo colchão de sua preferência, fornecendo as informações necessárias para que ele tenha cuidado com a coluna e a sua posição na hora de dormir.
O teste é indicado para que o adolescente sinta se o produto é confortável. Por isso, a presença dele é indispensável na hora da compra.