Em caso de roubo ou furto, comunique o fato imediatamente à Operadora.

Ela bloqueará o aparelho, impedindo que ligações indevidas sejam feitas por estranhos.

Recomenda-se, também, registrar o fato junto às autoridades competentes, além de observar os procedimentos de cada operadora.

Uma outra dica:

Não deixe o próprio número do aparelho programado como “Nota de Abertura”.

Isso torna mais fácil a descoberta do número, em caso de posse de pessoas estranhas.

O que é telefone clonado ?

Telefone celular clonado é um aparelho que foi reprogramado para transmitir o código do aparelho e o código do assinante habilitado.

Assim, o fraudador usa o aparelho clonado para fazer as ligações telefônicas e as mesmas são debitadas na conta do titular da linha.

Como acontece a clonagem ?

Geralmente a fraude de clonagem acontece quando o usuário encontra-se fora da área de mobilidade de origem, ou seja, em “roaming”, e operando em modo analógico.

Pessoas inescrupulosas obtém a combinação código do aparelho/código do assinante por meio de monitoração ilegal de telefone celular habilitado.

Supostamente, cada telefone celular possui um único código.

Contudo, após a clonagem, existirão dois telefones celulares com a mesma combinação código do aparelho/código do assinante.

Nesta condição, a central da prestadora de serviço celular não consegue distinguir o aparelho clonado de um devidamente habilitado.

Atualmente existem várias soluções sofisticadas para a detecção e prevenção de fraudes de clonagem e, as prestadoras têm procurado dispor destes recursos como parte de suas operações.

 Indicios

Pode ser indícios de que existe um telefone celular clonado, quando o usuário perceber:

dificuldades para completar chamadas originadas;

quedas freqüentes de ligação;

dificuldades para acessar a sua caixa de mensagem;

chamadas recebidas de números desconhecidos, nacional e internacional;

e débitos de prestação de serviços muito acima da média.

Percebido indícios de que existe fraude de clonagem ou em casos de extravio ou furto do aparelho, o usuário deve entrar imediatamente em contato com a prestadora e solicitar o bloqueio da linha.

Se a ocorrência for denunciada por telefone, o usuário deve anotar o nome completo do atendente, a data, a hora, o número do boletim gerado e no caso de denúncia direta, obter cópia impressa da reclamação.