CDsOs leitores de DVD podem ler os CD-R?

Os unicos discos que um leitor DVD lerá com certeza são os DVDs. Podera ler tambem CD-ROM, CD-R, et CD-RW , mas não é nada garantido.

O CD-R foi concebido para ser lido por um raio laser infravermelho de 780 nm. O DVD utilisa lasers de 635nm ou 650nm, que não são refletidos (suficientemente) pela camada organica dos suportes CD-R. Alguns leitores de DVD são equipados com dois lasers de maneira a poderem ler os CD-Rs.

Os CD-RWs tem uma composição diferente e podem “as vezes” funcionar em leitores incapazes de ler os CD-Rs. Se os CD-Rs não funcionam, tente copiar num CD-RW ( se seu gravador suporta este tipo de gravação).

Alguns leitores de DVD podem ser incapazes de ler discos multisessoes. Em geral, os leitores DVD-ROM, contrariamente aos leitores DVD, sabem ler os CD-Rs.

Se na embalagem não existe nenhuma indicação a este respeito, então podemos supor que não existe compatibilidade. Procure o selo “MultiRead” ou “Multiplay”, que indica que o leitor DVD ou o leitor DVD-ROM podem ler CD-Rs e CD-RWs.

 Quais são as diferenças entre o CD-RWR e o CD-R?

CD-RW é uma abreviação de CD-Rewritable.
A diferença entre CD-RW e CD-R , é que um disco CD-RW pode ser apagado e regravado várias vezes, enquanto os CD-Rs, só podem ser gravados uma vez (“write-once”).

Fora isto, são praticamente iguais.

Podemos fazer a escritura em pacotes nos dois casos, e tambem fazer a gravação em “disc-at-once” tanto nos CD-R quanto nos CD-RW.

Os CD-RW, não podem ser gravados num aparelho para CD-R, nem lidos na maioria dos antigos leitores ( o reflexo do laser nos CD-RW é bem mais baixo que nos CD e CD-R, dai a necessidade de um circuito de controle de ganho de qualidade, para compensar).

A naioria dos novos leitores de CD-ROM sabem ler os CD-RW, mas nem sempre na velocidade mais alta.
Alguns antigos e a maior parte dos novos leitores de audio sabem gerenciar os CD-RW.
Se voce pretende criar CDs audio num CD-RW, (na hora da compra do leitor) assegure-se que seu aparelho saberá ler.

Todos os gravadores de CD-RW podem gravar os discos CD-R, e em consequencia a unica razao de não comprar um gravador CD-RW é o preço. Alguns sites classificam estes aparelhos em duas categorias, falando na primeira em “CD recorders” e “CDReWriters” na segunda, mas a diferença real entre eles não merece esta distinção.

Curiosamente, pode ser mais fácil um leitor de DVD ler os discos CD-RW, que os discos CD-R, em razão da estrutura de suporte.

Um CD-RW é mais caro que um CD-R, mas com a grande produção esta diferença esta diminuindo.
Existe um limite na quantidade de vezes que se poderá regravar um CD-RW, ( o Orange Book, impõe 1000, mas alguns fabricantes garantem mais de 100000). estes numeros variam de acordo com as condições de utilização .

Se voce não manipula o disco com cuidado, ele pode arranhar, sujar…, de maneira que será muito dificil de ser lido.

Parece que os limites de velocidade de uma gravação são codificados nos discos CD-RW, de maneira que os discos “certificados 2x” não possam ser gravados em 4x.
E para complicar ainda mais as coisas, suportes diferentes são necessarios para gravadores de alta velocidade (superiores a 4x).