CD-R e CD-RW – diferenças!

Escrito por

 

O desenvolvimento da tecnologia nos deu este suporte maravilhoso que são os CDs.

Hoje existem bilhões espalhados pelo mundo e pouca gente conhece sua verdadeira capacidade.

Aqui falaremos de algumas caracteristicas e como manter um CD por muito tempo!

Quanto pode conter um CD

Os mais comuns contem 74 ou 80 minutos de audio, o que vem a ser respectivamente cerca 650 Mo e 700Mo de dados.
Mas estas caracteristicas mudam muito rapido, portanto confirme a capacidade antes de comprar.

Que é um CD-R?

CD-R é um atalho para “CD Recordable” (CD gravavel). O CD-R é WORM (Write Onça, Read Múltiplo) ou seja “Escrito uma vez, lido várias vezes” que funciona exactamente como CD standard. A vantagem do CD-R é que pode ser utilizado com um leitor standard. O inconveniente é que não pode ser reutilizado.

Uma tecnologia vizinha é o CD regravavel (CD-RW) que nos permite apagar e reutilizar os discos, mas que não pode ser lido por todos os leitores. Os gravadores CD-RW são capazes de gravar à vez discos CD-R e CD-RW.

Todos os gravadores sabem ler CDs e CD-ROM, da mesma maneira que um leitor de CD-ROM.

Existem Cd-Rs de 21 minutos (80mm de diâmetro ou seja 3 polegadas), 63 minutos, 74 minutos, 80 minutos, 90 minutos e 99 minutos. Isto corresponde à capacidades de armazenamento respectivamente de 184Mo, 553Mo, 650Mo, 700 Mo, 790Mo, e 870Mo (estes números são aproximativos).

Qual é a duração de vida de um CD-R ou CD-RW?

Os Cd-RWs comuns 25 anos sob certas condições (nomeadamente se gravados só uma vez). Novas gravações repetidas aceleram o envelhecimento.
Geralmente, os Cd-RWs não são recomendados para o arquivo a longo prazo ou para a salvaguarda de dados sensíveis.

A sequência desta secção é aplicável ao Cd-Rs.

Os fabricantes anunciam uma longevidade de 75 anos (corante à base de cianina, utilizado para os discos “green”), 100 anos (corante à base de phthalocyanine, utilizado para os discos “gold” ), e mesmo 200 anos (corante à base do “advanced”, utilizado para os discos “platinum”) uma vez o disco gravado.

A estimativa da duração de conservação de um disco virgem é de 5 para 10 anos.
Não existem normas que definam os protocolos de testes de duração de vida.
Testes de envelhecimento acelerados foram efectuados, mas não dão resultados tão significativos quanto no caso de um envelhecimento natural.

A exposição de um disco a um calor excessivo, a humidade, ou a radiação solar reduz amplamente a duração de vida.
Em regra geral, os Cd-Rs são muito menos tolerantes às condições externas que CD prenssados, e devem ser tratados com cuidado .

Um artigo interessante Fred Langa (de http://www.langa.com/) disponível sobre http://www.informationweek.com/story/showArticle.jhtml?articleID=15800263&pgno=1 dá métodos de detecção da qualidade de um disco, e explica como a utilização de rótulos adesivos pode gerar problemas.

Kodak dá informações interessantes sobre o sua “Ultima” media. Ver http://www.kodak.com/global/en/service/cdrMedia/index.jhtml, em particular as páginas “KODAK Ultima Lifetime Discussion” e “KODAK Ultima Lifetime Calculation” (au format PDF) .

 

laser