Casamento Pequeno: Primeiros Preparativos

Escrito por

Cresce o número de casais que optam por casamentos pequenos. Afinal, casar míni wedding é mais em conta e preserva uma intimidade que pode ser muito romântica. Confira os primeiros passos para uma união mais singela – e bela!

Para muita gente menos é mais – e isso se aplica até mesmo na hora de se casar. Além de caber melhor no orçamento, um modelo mais reduzido de união também tem mais a ver com casais mais informais, ou tímidos.

Veja a seguir por onde começar. E não perca o próximo artigo desta série de dois, com mais dicas!

Para Ser Pequeno Deve Haver um Grande Plano

planejamento casamentoSeu casamento pode ser pequeno, mas o planejamento não pode ser. Exatamente por causa de sua versão reduzida, ele vai sair do comum em vários aspectos.

Abra uma pastinha no seu computador onde possa reunir planilhas e documentos sobre cada aspecto do evento: local, convidados, alianças, convites, decoração, vestido, buquês, fotografia, música e comes e bebes.

Coloque um orçamento para cada item e resolva quem paga o que, caso o ônus financeiro todo não recaia sobre apenas um dos noivos.

Mesmo se você pretende se casar apenas no civil, no cartório, organize-se: trata-se de um processo legal cheio de prazos e exigências de documentos.

Convide Apenas os Mais Queridos

O número de convidados é fundamental para definir a cara do seu casamento.

Você pode optar por convidar mais pessoas, e oferecer apenas um coquetel; ou pode convidar poucos, mas caprichar num jantar mais refinado.

Às vezes o número de convidados influencia até mesmo no vestido da noiva. Sem contar que impacta diretamente no local do evento e no restante de todo orçamento.

Se você pretende fazer uma união menor, inclua família e apenas as pessoas que estão sempre presentes nas vidas dos noivos. Risque os nomes com os quais você não fala há muito tempo.

Igreja, Cartório e Data do Míni Wedding

noiva assinando papelSe você pretende se casar em locais religiosos ou especiais para festas, saiba que alguns dias são mais baratos: sextas-feiras e domingos, por exemplo, podem chegar a ser até 40% mais em conta.

Eventos durante o dia também podem ser menos onerosos. E sim, o mês de maio ainda é mais concorrido, adicionando cifras ao orçamento.

Se a sua igreja não possui data ou cobra caro demais, uma dica: vá até lá com dias de antecedência e peça para benzer suas alianças, e troque-as durante a cerimônia civil.

Esta, por sinal, também conta com datas de gratuidade. Antecipe-se e inscreva-se. Essas ocasiões costumam incluir outros casais e é necessariamente realizada no cartório, não se esqueça.

Festa ou Não?

Você pode realizar um casamento numa igreja que possua um espaço lateral para receber os convidados para comer bolo e beber um espumante. É o modelo mais modesto dentre os que incluem algum tipo de interação depois da cerimônia.

Também é possível sair direto da igreja ou cartório e ocupar um restaurante previamente reservado.

No entanto, o mundo perfeito seria casar em casa – ou na casa de alguém próximo. Isso inclui um apartamento, desde que ele seja bem decorado e comporte o número de pessoas com tranquilidade.

piquenique casamento

Piquenique é uma ideia muito original de míni wedding

Mas as casas são as grandes vencedoras: afinal, suas belas áreas abertas tendem a diminuir a necessidade de decoração excessiva. Quem casa na primavera ou no verão conta com a maior probabilidade de dias mais bonitos.

Se o número de convidados for realmente pequena, você poderá ousar um pouco mais e promover um churrasco especial ou mesmo um piquenique para depois da cerimônia.

Mande seu Convite pela Internet

Sim, casamentos muito pequenos e íntimos podem ser anunciados por meio de um convite virtual.

Você pode encomendar uma arte exclusiva para um designer ou ilustrador ou encontrar um modelo já pronto. Ou mesmo pode mandar fazer um convite tradicional, escaneá-lo e enviar.

Você deverá enviar por e-mail e Whatsapp. Não se esqueça de fazer o retorno, perguntando se a pessoa recebeu. Aproveite para confirmar que ela vai!
Isso não apenas economiza dinheiro com a impressão de convites regulares como o tempo gasto para distribuí-los.