Como Realizar um Casamento Elopement, ou a Dois

Original: https://www.fazfacil.com.br/manutencao/casamento-elopement-a-dois/ Escrito por

Mesmo no século XXI, com tantas mudanças na vida de homens e mulheres, casar-se continua em alta entre os casais apaixonados. A forma de fazer isso, no entanto, tem variado bastante. O casamento elopement – aquele praticamente secreto, onde os parceiros fogem para um cenário paradisíaco para realizar a união – tem sido cada vez mais frequente. Saiba mais sobre essa modalidade de ritual tão intimista.

Também conhecido como “casamento a dois”, o elopement data da época em que as moças fugiam para casar escondidas da família com o rapaz dos seus sonhos. Mais recentemente, é o casal que foge de seus círculos sociais para se unirem num lugar distante.

O casamento elopement é bastante comum na Europa. No Brasil, tem ganhado força. Ele é mais íntimo e econômico do que uma cerimônia tradicional.

Por outro lado, abrange pouquíssimas das pessoas que o casal gostaria de convidar. O elopement inclui apenas os noivos, o celebrante, a equipe de fotografia e, talvez, poucos familiares.

Mesmo mais simples, essa modalidade exige um planejamento muito bem feito. Acompanhe a seguir.

A Pergunta Inicial: O Casamento a Dois é para Vocês?

casamento elopementTudo parte dessa questão. É preciso ter certeza de que as características de um casamento tradicional importam menos do que um momento íntimo onde a força da ocasião estará apenas nos noivos.

Ao considerar o elopement vocês poderão concluir que, no final das contas, a presença de todos os amigos e familiares é essencial para o grande dia. Ou a entrada das daminhas, a distribuição de convites, a festa depois da cerimônia.

Se esse for o caso, é melhor não arriscar futuros arrependimentos. Faça tudo conforme manda a tradição. O elopement é um sucesso quando faz sentido para os noivos.

Os casais que aderiram a essa modalidade adoraram estar a sós (ou quase). Como dupla, eles possuem um grande senso de individualidade e saberão lidar com a surpresa geral quando todos souberem.

Uma das grandes vantagens do elopement é que o casal fica junto o tempo todo. Não precisa dedicar a atenção a terceiros, como num casamento com convidados.

Onde Realizar o Casamento Elopement

casamento elopement cidadeVocê já passou por um lugar que te transportou para a possibilidade de um casamento bem ali? Pois o casamento elopement é sobre isso. O local não é mero coadjuvante. É quase tão importante quanto os noivos.

Praias paradisíacas, montanhas frescas, fazendas bucólicas, cidades históricas… o cenário precisa ser perfeito.

Uma boa dica é simplesmente realizar a união no destino de lua de mel escolhido. Então, a magia cresce. Vocês podem se casar e sair para celebrar num famoso bar ou restaurante local, por exemplo.

Vocês também podem “elopar” na própria cidade, caso ela ofereça um endereço que more no coração dos dois. Parques, centros culturais e até mesmo barcos podem entrar na sua lista de opções.

O importante é procurar autorização local para agendar o espaço e realizar o seu casamento. É um dos primeiros passos a cumprir. Afinal, caso algo dê errado, o restante do planejamento deverá ir em outra direção.

Gastos com o Casamento Elopement

celebraçao casamento elopementCom o casamento elopement os custos e o trabalho com a organização serão reduzidos. Afinal, não haverá salão de festas, buffet, distribuição de convites, contratação de DJs, lembrancinhas e decoração do local.

Os gastos ficarão por conta das taxas para o cartório, para o juiz de paz, equipe fotográfica e para qualquer pequeno cenário que vocês queiram montar. E, no caso de decidirem se casar fora de suas cidades, passagens aéreas e hospedagem.

Se vocês quiserem chamar alguns parente ou amigos íntimos, verifique a possibilidade de pagar passagens e hospedagem para eles também. Ou então conversem com eles sobre a possibilidade de pagarem seus próprios custos de viagem.
As do juiz de paz e fotógrafo ficarão por conta do casal, é claro.

casamento praiaE não descarte a ajuda de uma assessoria especializada nesse tipo de matrimônio. Eles possuem o caminho das pedras para que tudo saia conforme planejado, sem estresse para os noivos.
Verifique se o local escolhido exige o pagamento de taxas antecipadas e a apresentação de documentos no dia.

E por último mas não menos importante: a roupa dos noivos. Com o elopement você tem a liberdade de usar o que quiser, sem protocolos.

Mesmo assim, vestidos brancos e ternos continuam em alta mesmo no casamento a dois. Afinal, eles representam bem a ocasião, mesmo quando realizada de maneira tão particular.