Tipos de Cartuchos para Impressoras

Escrito por

 

São muitas as opções na hora de comprar cartuchos de toner para a sua casa ou empresa.

As diferenças surgem na nomenclatura, na forma de compra e, é claro, no preço.

Não importa se você sempre busca a solução mais barata ou de mais qualidade para as suas impressões: é importante conhecer as diferenças entre cada tipo de produto para entender as implicações e riscos que cada um representa para a qualidade dos seus impressos.

Os tipos de cartuchos de toner mais comuns são os originais, os compatíveis e os remanufaturados.

Existem diferenças enormes entre eles – consequentemente, entre as impressões provenientes de cada um.

Conheça cada um dos tipos de cartuchos disponíveis.

Cartucho Original: O Mais Recomendável

toners cartuchos impressoraComeçamos com o tipo de cartucho mais recomendável: o toner original.

Geralmente produzido pelo mesmo fabricante da impressora, assim como o Toner T654 (disponível em lojas de informática), os toners originais são pensados em todos os detalhes para fornecer impressões impecáveis e consistentes do início ao fim do cartucho.

São resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento na área, e vêm equipados com chips que se comunicam com a impressora para garantir sempre o maior rendimento e qualidade possíveis.

Além disso, os toners originais possuem garantia – geralmente de doze meses – contra defeitos de fábrica.

Vale lembrar que, no entanto, produtos originais raramente apresentam problemas e oferecem impressões de alta qualidade, sem manchas ou outros problemas comuns em acessórios não originais.

Outra vantagem dos toners originais é que eles não provocam defeitos nas impressoras, diminuindo assim os gastos com manutenções desnecessárias e as interrupções no seu ciclo produtivo.

Empresas e residências com preocupação ambiental também costumam optar por toners originais por conta das políticas das empresas fabricantes, que possuem programas de coleta e reciclagem dos cartuchos vazios.

Ou seja, ao final do seu cartucho, você pode acionar a empresa para que busque o material no endereço indicado, evitando assim o descarte em local inapropriado – lembre-se que os restos de tinta podem contaminar o meio ambiente e que o material que compõe o cartucho pode demorar até 100 anos para se decompor.

Cartuchos Compatíveis: Genéricos

toners cartuchos impressoraToners compatíveis são mais baratos; no entanto, como não são feitos pelos fabricantes de impressoras, não oferecem as mesmas vantagens aos consumidores, sem tanto valor agregado como, por exemplo, o fator ecológico do descarte seguro.

São inteiramente novos, importados e produzidos como uma espécie de “genérico”.

Sua qualidade de impressão pode ser menos estável, com a possibilidade de defeitos na passagem de tinta sobre o papel.

Isso pode gerar reimpressões desnecessárias, gerando desperdícios e consequentemente aumentando o custo final da impressão.

Os compatíveis não são endossados pelas empresas fabricantes dos equipamentos de impressão e não possuem as mesmas garantias dos originais.

Além disso, não há comprovação de que esses suprimentos são seguros para o equipamento.

Cartuchos Remanufaturados

Os toners remanufaturados devem ser evitados, pois são o reaproveitamento de cartuchos usados que são recarregados manualmente – geralmente com tinta de qualidade inferior.

Ou seja, você pode ter uma embalagem de um fabricante original, por exemplo, e receber um produto que na verdade prejudica sua impressora.

A qualidade de impressão não é segura. Muitas vezes é satisfatória no começo do uso e logo passa a falhar.

Por conta dos possíveis desperdícios que o toner remanufaturado causa, sua característica de cartucho reaproveitado, que a princípio é uma boa ideia, acaba não compensando no tocante à sustentabilidade.

Os toners remanufaturados custam muito menos que os originais, mas a economia acaba não compensando em longo prazo, já que não oferecem garantias ao consumidor.