Brincadeiras de Páscoa para Caçar Ovos

Escrito por

A tradição de esconder ovos de Páscoa (ou presentes) segue firme através de gerações. Confira algumas ideias para tornar essa brincadeira ainda mais divertida!

Conheça formas empolgantes de trocar ovos de Páscoa. Elas também servem para outros presentes que celebram a data, tais como coelhos de pelúcia e outros.

Caça aos Ovos: A Mais Tradicional

A brincadeira mais clássica da Páscoa, verdadeiro marco na memória da infância de muitos de nós, é simplesmente procurar os ovos que o “coelhinho” escondeu enquanto dormíamos ou estávamos distraídos com outras coisas.

seta páscoaA caça aos ovos já inclui crianças pequenas, que andam sozinhas e entendem a ideia por trás do jogo. A diversão consiste em esconder ovos pela casa e deixar que as crianças encontrem sozinhas.

Se elas ainda não forem capazes de encontra-los com facilidade, sinalize os locais com pegadas de coelho. Você poderá desenhá-las, recortá-las e pregar sobre o local com fita adesiva.
Se você prevê possíveis conflitos entre os pequenos, como o caso de um ser mais esperto que o outro e provavelmente encontrar mais ovos, o ideal é separar cômodos para cada um procurar sem a interferência do outro.

Outra solução é fazer diferentes caminhos de pegadas de coelhinhos levando aos esconderijos. Cada caminho deve ter pegadas de uma cor diferente do outro caminho, para não confundir as crianças.
As pegadas podem ser substituídas por bombons.

No caso de um orçamento apertado, vale lembrar que você pode esconder apenas um ovo grande. Ou então vários ovos de portes menores. Ou mesmo os já mencionados presentes.

Bons lugares para esconder ovos são no alto de prateleiras, dentro de vasos de plantas, de gavetas ou da máquina de lavar, atrás de almofadas ou televisores, embaixo de camas e sofás…

Você também pode fazer a versão caça ao tesouro da Páscoa, elaborando um mapa que ajuda a desvendar o paradeiro do ovo escondido.

Tabuleiro de Perguntas e Respostas

Essa proposta é para a moçada em idade escolar e esquema individual. Desenhe, no canto inferior esquerdo de uma cartolina colorida, a criança que participará do jogo; e no canto superior direito ovos de Páscoa.

Ligue-os com um caminho numerado e prepare uma pergunta secreta para fazer de acordo com cada número. A criança da vez deve jogar um dado e, com um botão andar a quantidade de casas correspondentes.
Chegando ali, ela deve responder corretamente à pergunta; se errar, volta uma casa. Eventualmente, ela chegará ao fim e ganhará o tão desejado presente de Páscoa!

Outra versão é dar um ovo pequeno a cada resposta que a criança acertar.

Cestinha Cheia: Páscoa em Grupo

crianças pascoaDiferentemente da caça a ovos maiores, a brincadeira da cestinha cheia consiste em espalhar muitos ovos pequenos pelo ambiente e dar uma cestinha para cada criança.

Dê um sinal de partida, conte cerca de um minuto e dê outro sinal de encerramento. Pode ser enquanto o trecho de uma música durar. O prêmio são os ovinhos que cada um conseguiu pegar.
Os ovos restantes devem ser divididos entre os pequenos – com uma ligeira vantagem para quem não conseguiu pegar muitos.

Outra forma de fazer a coisa acontecer é estipulando uma cor para cada criança e instruindo-a a caçar apenas ovos desse tom.

Gincana de Páscoa

Essa sugestão é ideal para fazer em áreas externas como quintais e jardins. A ideia é que a criança realize um desafio de gincana até chegar ao seu ovo de Páscoa.

Pode ser equilibrando um ovinho pequeno numa colher posicionada na boca, corrida de sacos, pulando corda, olhos vendados…  o ovo é conquistado na linha de chegada.