Boas Maneiras: Como Servir e Comer Alguns Alimentos

Escrito por

Boas maneiras são um cartão de apresentação – principalmente quando se está em grupo. O seu comportamento e a forma de agir serão “lidos pelas pessoas com que você esta se relacionando, gerando aprovação ou não. Isso é feito a partir de alguns códigos, e alguns dos mais delicados deles é como se comportar à mesa, na hora de servir e comer alimentos e bebidas.

Como Comer Alimentos Difíceis

Aprenda a fazer bonito na hora do coquetel ou do jantar formal.

Alcachofra: Se vier inteira, acompanhada de molho a vinagrete, é desfolhada com as mãos. À mesa, costuma-se servir somente o coração da alcachofra.

Alface: Não é cortada com a faca. Na verdade, dobra-se a folha espetada no garfo. Atualmente adotou-se o hábito de já servi-la picadinha. Devemos sempre escolher as folhas internas para servirmos à mesa, pois são mais frescas.

Caviar: Quando servido na hora de drinques, como canapé, comece com os dedos. Quando servido como entrada, é apresentado sobre blocos de gelo e acompanhado de torradas.

Pegamos a torrada e colocamos um pouco na sua extremidade, para saborearmos com sobriedade e prazer. No consomê, se houver pedacinhos de torradas, comece com a colher e depois leva-se a xícara aos lábios para beber o líquido.

Coquetel de camarão: Servido em recipiente próprio, com lugar para gelo moído na parte inferior. Come-se com colher de sobremesa na mão direita e garfo de peixe na mão esquerda.

Se houver camarões graúdos, devem estar descascados, se estiverem sobre a borda da taça, devem ser colocado dentro da taça e cortados com a colher antes de levá-los à boca.

Escargots: São servidos em pratos especiais, com cavidade para cada unidade. Devem ser segurados por uma pinça própria na mão esquerda e com garfo próprio na mão direita. Assim, retira-se o conteúdo para comê-lo.

Macarrão e massas em geral: Deve-se comer só com o garfo. No caso do espaguete, usa-se uma colher para ajudar a enrolar o macarrão no garfo.

Boas Maneiras: Dicas de Como Comer Frutas com Educação

Tanto nas ocasiões formais como nas informais a etiqueta é a mesma.

Abacate: deve ser servido à mesa como creme.

Abacaxi: descascado e cortado em rodelas, come-se com garfo e faca de sobremesa.

Cereja: deve se segurar pelo cabo, comê-la com as mãos, colocando o caroço no prato de sobremesa.

Caqui: com garfo e faca de sobremesa.

Ameixa: come-se com a mão, depositando o caroço no prato de sobremesa.

Laranja: descascada, come-se com garfo e faca de sobremesa.

Mamão: Deve ser descascado, fatiado ou picado em forma de cubos, come-se com garfo de sobremesa. Quando com casca e à metade, come-se com colher de sobremesa.

Manga: a melhor maneira de servir a manga é cortadas em cubos. Come-se com garfo e faca de sobremesa.

Melão: é apresentado em fatias com a casca. Firmando a fatia com o garfo, separa-se pedacinho a pedacinho da polpa para comer.

Pêssego: com a faca e garfo, descasca-se, vai cortando e comendo pedacinho por pedacinho, não se leva o caroço à boca quando estiver à mesa.

Uva: Servir em cachos já lavados cuidadosamente. É necessário porém uma tesoura própria para cortar os galhos. Come-se como as cerejas.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Micah & Erin, [ manoel petry ]