Bike… tipos de pneus!

Original: https://www.fazfacil.com.br/manutencao/bike-tipos-pneus/ Escrito por

Há basicamente dois tipos de pneu:

os com mais cravos e os mais lisos.

Os primeiros devem ser utilizados em terrenos mais sujos, com pedras e lama.

São ideais para Mountain Bike.

Já os pneus mais lisos são recomendados para terrenos mais limpos, como estradas, e por isso são utilizados pelas bikes Speed.

Cuidados com os pneus garantem segurança e estabilidade para o ciclista

Pode não parecer, mas a exposição desnecessária ao sol, aros tortos, cortes na borracha e falta de manutenção podem sim danificar o pneu da bicicleta.

A falta desses cuidados com a “magrela” podem ocasionar acidentes e comprometer o desempenho ao pedalar.
Sendo assim, é fundamental que os pneus sejam mantidos sempre em boas condições e devem ser substituídos corretamente quando necessário.


Remoção e colocação de pneus

É recomendável que estas operações sejam executadas utilizando-se ferramentas adequadas.
Operações incorretas podem resultar em danos aos pneus e rodas.

Atenção especial deve ser dada às condições e adequação dos aros.
Garantir que o pneu esteja centralizado no aro durante a inflação, cuidando que a pressão de inflação não seja excedida.
Nunca utilizar ferramentas cortantes e pontiagudas que podem causar danos aos pneus.

Pressão de inflação

Pressão de inflação é de extrema importância para a segurança e para a durabilidade do pneu.
Pressão abaixo do especificado aumenta a aderência ao solo, podendo causar desgastes irregulares e danos internos.
Ocasiona também o aumento da resistência ao rolamento e dificulta as manobras.

Pressão acima do especificado reduz a área de contato do pneu com o solo, torna o pneu mais susceptível a danos por impacto e a perfurações provocadas por irregularidades do pavimento.
A pressão de inflação deve ser checada ao menos uma vez a cada 14 dias.
Sempre use a tampa plástica de válvula.

Manutenção do pneu

É recomendável guardar a bicicleta longe da luz solar pois a exposição aos raios ultra- violetas ocasiona o envelhecimento da borracha.
Para prevenir deformações do pneu, deixe a bicicleta de cabeça para baixo quando não for utilizá-la por um longo período.

Inspecione os pneus antes de utilizar a bicicleta.

Verifique se não há cortes, desgaste ou objetos presos na rodagem.

Infle os pneus na pressão recomendada pelo fabricante.

Um pneu que tenha sido furado deve sempre ser removido do aro e examinado com relação a danos secundários.

fontes:  Pneus Levorin   /   Pirelli