Bicicletas – tipos de freios e suas regulagens!

Original: https://www.fazfacil.com.br/manutencao/bicicleta-tipos-freios/ Escrito por

 

Entre os varios tipos de freios existentes vamos citar os mais conhecidos dando dica.s de como fazer as regulagens

Peça essencial para segurança do ciclista e dos pedestres é obrigatória em todas as bicicletas.

E não esqueça de revisar os seus freios antes de sair com sua bike !

 

 

Freio Inglês Dianteiro

Encaixe o garfo do freio dianteiro (Fig. 7A) nas guias (7B).

A seguir encaixe as varetas do freio (7F) nas alavancas do guidão (7D).

Utilizando chave estrela de 10 mm afrouxe as porcas intermediárias (7E), levante o guidão em aproximadamente 10 cm, acione a manete do freio até o fim do curso, centralize a vareta no furo da porca intermediária e solte a alavanca

Certifique-se que o guidão esteja na posição desejada e aperte o parafuso expander definitivamente.

Ajuste a altura do garfo do freio dianteiro de modo que as sapatas (7C) fiquem à 2 mm do aro e reaperte as porcas intermediárias.

Verifique a posição das sapatas em relação à superfície de frenagem do aro (7G), que deve ser centralizada.

No modelo Tropical atente para que a vareta do freio seja encaixada no furo do suporte da cesta.

 

Freio Inglês Traseiro

O freio traseiro é montado na fábrica.

Para a regulagem, solte a porca (9A), e puxe ou empurre o garfo do freio (9B), de acordo com a necessidade.

Reaperte a porca.

Para uma regulagem mais precisa, solte a contra-porca (9C) e gire a porca dentada de ajuste fino (9D), até obter a distância de 2 mm entre as sapatas e o aro.

Reaperte bem a contra porca.

 

partes da bicicleta

Freio Side Pull

Com uma chave estrela 10 mm, regule a posição e altura das sapatas (4A) em relação ao aro, utilizando os parafusos laterais (4B).

A seguir regule a distância das sapatas em relação ao aro em aproximadamente 2 mm, procedendo da seguinte forma:

solte a porca do parafuso de fixação do cabo (4C) e puxe ou solte o cabo de aço com um alicate, até obter o ajuste necessário.

Reaperte bem a porca.

Para uma maior precisão nessa regulagem, utilize o parafuso de ajuste fino (4D), girando-o no sentido horário ou anti-horário até obter a referida distância ideal.

Trave apertando a porca (4E).

 

Freio Cantilever Dianteiro

– Com as chaves allen 5mm e fixa de 10mm, regule a posição e altura das sapatas (Fig 9-A) em relação ao aro, utilizando os parafusos de regulagem (9B).

Encaixe o terminal (9C) do cabo de acionamento dos cantilevers (9D) no conjunto da sapata direita (9E).

A seguir, regule a distância das sapatas em relação ao aro em aproximadamente 2mm, dessa forma: solte o parafuso de fixação do cabo (9F) com uma chave estrela de 8mm e puxe ou solte o cabo de aço com um alicate até obter o ajuste necessário.

Reaperte-o bem.

Nos modelos equipados com parafusos de ajuste fino, localizado na manete esquerda (Fig-10A), essa regulagem pode ser ainda mais precisa, bastando girar o mesmo para um lado ou para o outro, até obter a referida distância ideal.

Feito isto, aperte a porca (10B) manualmente para o travamento.

OBS:

1) O freio traseiro de sua bicicleta já vem montado.
Para efetuar as regulagens, repita os procedimentos descritos para o freio dianteiro.

2) O parafuso de regulagem fina do freio cantilever traseiro está localizado na manete direita ou na parte superior do garfo traseiro.

Exepcionalmente alguns modelos trazem ambas as disposições.

3) Caso a posição inicial do suporte do guidão seja alterada, regule novamente o freio dianteiro.

fonte: Bicicletas Monark