Banda larga é o nome usado para definir qualquer conexão à internet acima da velocidade padrão dos modems analógicos (56 Kbps).
Usando linhas analógicas convencionais, a velocidade máxima de conexão é de 56 Kbps.
Para obter velocidade acima desta tem-se obrigatoriamente de optar por uma outra maneira de conexão do computador com o provedor.
Atualmente existem inúmeras soluções no mercado.
Teste aqui a velocidade de sua conexão banda larga !!!
Clique Publicidade
|
Clique depois…………………. Quickstart |
Principais Tecnologias de Banda Larga
ISDN/DSL
Utilizam as redes de telefonia convencionais para transmitir dados em alta velocidade que variam de 256 Kbps (ISDN) até 24 Mbps (DSL). Bastante difundido no Brasil e Portugal através das grandes empresas de telefonia como Portugal Telecom, Sonaecom, Vodafone Portugal, ONI Telecom, TELE2 e Brasil Telecom (com o Turbo), CTBC (com o Netsuper), Telefónica (com o speedy) e Telemar (com o Velox).
Para uma rede de telefonia transmitir dados através destas tecnologias, ela precisa ser 100% digital além das companhias de telefone adaptarem uma aparelhagem que viabilize a conexão.
Requer do usuário um modem apropriado. É possível ampliar esta tecnologia desde que as redes sejam substituídas por cabo de fibra óptica.
ADSL
ADSL é um tipo de conexão DSL e, comparada a outras formas desta, o ADSL tem a característica principal de que os dados podem trafegar mais rápido em um sentido do que em outro.
Geralmente, os provedores anunciam o ADSL como um serviço onde a velocidade de “download” é mais rápida do que a velocidade usada para “upload”.
A grande vantagem do ADSL é que o usuário é conectado ponto a ponto com a central telefônica, sem precisar compartilhar sua linha com outros usuários, contrariamente ao modem a cabo.
O modem ou roteador ADSL pode ser ligado ao computador via uma placa ethernet, através de uma porta USB ou ainda em modo wireless (sem fio).
Modem a cabo (Cable Modem)
Esta tecnologia, também conhecida por Cable Modem, utiliza as redes de transmissão de TV por cabo convencionais (chamadas de CATV – Community Antenna Television) para transmitir dados em velocidades que variam de 256 Kbps a 24 Mbps, fazendo uso da porção de banda não utilizada pela TV a cabo.
Utiliza uma topologia de rede partilhada, onde todos os utilizadores partilham a mesma largura de banda.
Para este tipo de acesso à internet utiliza-se um cabo coaxial e um modem.
O computador do usuário deve estar equipado com placa de rede Ethernet.
Nela, conecta-se um cabo par-trançado (UTP).
A outra extremidade deste cabo deve ser ligada ao modem.
Ao modem, também é conectado o cabo coaxial da TV, que servirá para conectar o usuário à Internet.
No Brasil, as duas maiores companhias de TV a cabo NET e TVA disponibilizam o serviço. Atualmente a maior velocidade disponível no Brasil é de até 10 Mbps, oferecida pela Vivax. Requer do usuário um modem apropriado.