Assadeiras: Modelos e Materiais

Escrito por

A receita explica que aquele alimento deverá ir ao forno. Mas em qual tipo de assadeira? Para o desespero de muita gente, isso raramente é revelado ali. Não tem problema: a seguir apresentamos diversos modelos e materiais de assadeiras e explicamos qual a especialidade de cada uma delas. Acompanhe.

Acerte no Modelo da Assadeira

Independente do material da assadeira, ela pode vir em diferentes modelos. Para começar, existe as que vem com tampa – uma grande vantagem para quem pretende levar o alimento para outro lugar.

Outro ponto forte é que tampas que podem ir ao forno (nem todas podem) mantém a umidade do prato durante o cozimento. O que também evita respingos pelo forno.

Há, também, assadeiras que vem com grelha embutida. Assim as carnes podem ser cozidas em suspensão, sem entrar em contato com a gordura que escorre e se acumula no fundo do utensílio. É mais saudável.

assadeira grill

Leve em conta, ainda, o formato da sua assadeira. Há diversos deles, e isso não altera a forma de cozinhar as carnes ou doces. Na verdade, é tudo uma questão do formato que você imagina para o seu alimento.

Você quer uma torta retangular ou arredondada? Prefere assadeiras que já vem no formato dos cupcakes que vai fazer ou prefere forminhas? É por aí.

Assadeiras redondas são melhores para bolos, pudins, quindões, manjares, mousses salgadas e semelhantes. As ovais e retangulares são melhores para folheados, bolos de carne e empadões.

Assadeira de Alumínio

Assadeiras de alumínio são simples, baratas e muito fáceis de encontrar. No entanto, nem sempre isso se traduz em vantagens. Por não envolver nenhuma sofisticação, ela tende a grudar e até mesmo queimar o alimento no fundo.

Isso atrapalha não apenas na apresentação do prato como também em seu cheiro e no próprio sabor, quando sai chamuscado. Além disso, o alumínio amassa e risca com facilidade.

Assadeira Inox

Embora visualmente às vezes semelhante com o alumínio, assadeiras de aço inox são já bastante superiores. O inox é um material mais nobre; logo, não enferrujam e resistem muito mais a deformações.

Pra completar, as assadeiras de inox distribuem o calor de modo mais uniforme, prometendo um cozimento mais eficiente.

Assadeira Antiaderente

assadeira antiaderente frangoA assadeira antiaderente já diz a que veio: evita que os alimentos grudem nela. Assim, são desenformados com muito mais eficiência e são bem mais simples de lavar.

Nesse momento, atenção. Nada de utilizar produtos abrasivos. E não esfregue com esponjas muito ásperas, pois podem acabar riscando e perdendo suas qualidades.

Assadeiras antiaderentes são ideais para assar bolos, empanados, docinhos e outros pratos que tendem a grudar com mais facilidade em outros tipos de superfície.

Assadeira de Vidro

A assadeira de vidro é refratária, muito resistente e realiza uma excelente distribuição de calor na comida. A modernidade do vidro a torna estética o suficiente para ir direto do forno à mesa, assim como acontece com panelas e chaleiras desse material.

Ela pode ser encontrada em diferentes formatos e não influenciam no sabor do alimento. No entanto, não se distraia: ela tende a grudar na comida caso ultrapasse um pouco o tempo de cozimento.

Assadeira de Porcelana ou Cerâmica

Muito charmosas, essas assadeiras são belas e resistentes. Podem ser usadas para cozinhar praticamente qualquer tipo de alimento no mesmo prazo que as demais.

São fáceis de limpar e também muito dignas para ir direto à mesa.

Assadeira de Silicone

assadeira siliconeMuitas pessoas ainda duvidam da capacidade das delicadas e divertidas assadeiras de silicone. A impressão é a de que elas vão derreter sob altas temperaturas e arruinar a sua receita!

Mas não: elas são perfeitamente resistentes ao calor, não soltam partículas nos alimentos e são facílimas de lavar. Além disso, por serem simples de desenformar, vem em muitos formatos diferentes.

São leves e, por conta de sua alta flexibilidade, podem ser guardadas em qualquer canto sem deformar.