Árvores de Natal Alternativas

Escrito por

Nos países de clima frio a árvore de Natal é um pinheiro de verdade; nos tropicais, eles são artificiais. De qualquer modo, é sempre possível inovar com modelos super criativos e fáceis de fazer.

Sim, a tradição pode estar plenamente presente mesmo quando a decoração foge à regra.

O pinheiro enfeitado, por exemplo, simboliza que a o espírito natalino está firme, bem estável. No entanto, ele possui versões alternativas que podem adicionar ainda mais encanto aos seus valores originais.

Sua árvore de Natal anti-convencional pode ser feita de livros, fotografias, galhos secos, revistas velhas e mais. Confira algumas sugestões.

Árvores de Natal na Parede

arvore-de-natal-luzinhas-paredeA maneira mais fácil de elaborar uma árvore de Natal é utilizando uma parede de destaque da casa.

Ali, basta prender à superfície itens de valor afetivo no formato de um pinheiro – ou seja, de um triângulo isósceles (com a base menor e os outros dois lados mais compridos e da mesma medida).

Fotografias presas com durex, por exemplo, são uma opção carinhosa, repleta de bons momentos. Os próprios cartões de Natal recebidos podem ser adicionados conforme forem chegando.

Há quem simplesmente utilize uma fileira de luzinhas piscantes fazendo um zigue-zague decrescente de cima para baixo; há quem realize o mesmo formato com laços de fitas nas cores do Natal.

Por fim, sempre existem os adesivos de parede de pinheiro, que podem ser removidos após a celebração.

Galhos Secos para Árvore de Natal

arvore-de-natal-de-galhosUma alusão muito boa ao pinheirinho é a utilização de galhos secos enfeitados.

Os galhos, por terem essa ligação com as árvores, já passam o recado, e não precisam necessariamente estar em formado triangular.

Eles podem estar reunidos num simples jarro ou mesmo pendurados na parede ou num fio de náilon preso no teto.

Também pode estar espetados num vaso forrado com pinhões.

O que importa é decorá-los bem. Vale lacinhos de fita, bolas de Natal, luzinhas, bonequinhos… o importante é que não sejam pesados demais a ponto de partir os galhos.

Se quiser dar um brilho especial aos galhos, use um verniz transparente específico para madeira. Jatos de spray de purpurina prateada, dourada ou mesmo verde metálica podem tornar a composição ainda mais especial.

Um cuidado que se deve tomar é não colocar sua árvore de Natal de galhos ao ar livre: a chuva ou mesmo a simples umidade poderá amolecer os galhos, apodrecendo-o.

Árvores Natalinas de Livros e Revistas

arvore-de-natal-livrosSe você possui alguns livros grossos que não vai ler ou reler tão cedo, poderá abri-los ao meio e empilhá-los uns sobre os outros.

Eles tenderão a formar uma silhueta que lembra a de um pinheiro. Poderá ser arrematado com uma estrela dourada.

Há, também, quem esvazie a própria biblioteca e forme um cone com os livros fechados, conforme a foto em destaque.

Bolas de Natal podem ser acomodadas sobre alguns deles e as luzes, espalhadas por toda sua extensão.

arvore-de-natal-revistas

Se você possui revistas sem lombada – ou seja, mais finas, com as folhas presas com grampos – abra-a unindo com cola as duas capas.

As folhas que ficarem soltas deverão ter suas pontas superiores dobradas até encontrarem o meio da revista, e depois novamente dobrada ao meio, para dentro.

Para enfeitas, cordões enfeitados são uma opção.

 

Árvores de Natal com Base em Isopor: Opções

arvore-de-natal-de-botoesUm cone de isopor permite uma série de versões alternativas para árvores natalinas.

Ele pode simplesmente ser coberto por tecido ou fitas coloridas como também com botões de roupas. Neste caso, a cor predominante deverá ser o verde, com um ou outro em cores diferentes para representar as bolas.

Outra ideia bem criativa é cobrir o cone com cola branca, passar fios de tricô ou crochê verde por toda a superfície, esperar secar e retirar o isopor. Apenas os fios sobrarão – e no formato de um pinheiro.

Coloque lâmpadas coloridas no centro dela e ela se iluminará. Dá um belo efeito.

Você também pode pregar laços de fita com alfinetes pelo cone de isopor. Ou rolhas pintadas de verde, ou mesmo balas de goma.

Uma Escada para Árvore de Natal

arvore-de-natal-de-escadaSim, a sua escada de madeira é mais do que um objeto que você utiliza para alcançar lugares altos.

Além de servir como estante, ela também se torna uma árvore de Natal na época das Boas Festas.

Já que, quando aberta, ela se torna um triângulo isósceles, bastará enfeitá-la bem para que se torne uma charmosa árvore de Natal alternativa.

A ideia é forrar a escada com tecido verde, pintá-la ou utilizar o bom spray de tinta verde metálica. No mais, vale pendurar enfeites, luzinhas piscantes e posicionar uma bela estrela no último degrau.