Melhor Forma de Armazenar Fotos Digitais

Original: https://www.fazfacil.com.br/manutencao/armazenar-fotos-digitais/ Escrito por

Se você está cheio de dúvidas ao buscar soluções de armazenamento para as fotografias de tantas boas lembranças, temos algumas dicas!

De forma geral, para escolher o dispositivo ideal par armazenar suas fotos digitais, você precisa levar em consideração alguns fatores-chave. Preço, segurança e a capacidade de armazenamento são alguns deles.

Agora, basta conferir as nossas sugestões e definir qual melhor combina com as suas necessidades.

Armazenando Fotos em Pen Drive

Uma das formas mais comuns de armazenar e transportar arquivos de imagens é o pen drive, um dispositivo compacto e portátil que pode ser levado para qualquer lugar.

Sua capacidade de armazenamento é variável, podendo ser encontrados modelos de 2 até 256 GB. Mas, apesar de serem opções mais em conta, estes dispositivos são frágeis e suscetíveis a ataques de vírus.

Portanto, não são os mais indicados para o armazenamento final dos seus arquivos: apenas para transportá-los de uma máquina para outra.

Cartões SD (Secure Digital)

cartao-sdEm funcionamento, os cartões de memória SD (Secure Digital ou segurança digital) são bem parecidos com os pen drives. A diferença é que eles são conectados aos dispositivos por meio de portas específicas, e não pela entrada USB.

A maioria das câmeras digitais, inclusive, já vêm com um cartão de memória incluso para armazenar as imagens e, posteriormente, para descarregá-las no computador.

Neste caso, temos como desvantagem a baixa capacidade de armazenamento nos modelos mais simples, demandando a aquisição de vários cartões.

Além disso, nem todos os computadores, seja desktop ou notebook, possuem entradas específicas para cartão SD, sendo necessária a compra de um adaptador USB.

Armazenamento na Nuvem

Uma prática que tem sido bastante utilizada por fotógrafos amadores e profissionais no mundo todo é armazenar imagens online em serviços conhecidos como nuvens.

Basicamente, os arquivos ficam armazenados em um servidor online, podendo ser acessados e gerenciados pelo usuário a qualquer momento por meio de diversos dispositivos (inclusive celulares e tablets), desde que conectados à Internet.

Existem diversos servidores que oferecem planos gratuitos com capacidade razoável de armazenamento. Se você não tem um grande volume de imagens para armazenar, essa é uma boa opção – e sempre dá para contratar um plano pago caso surja a necessidade.

O ideal é utilizar a nuvem como um backup, uma cópia de segurança que você pode acessar quando estiver longe do seu dispositivo principal, mas sem dispensar a cópia “física”.

Aliás, uma dica importante é manter cópias dos seus arquivos em pelo menos três lugares diferentes, como explicaremos adiante.

Fotos Armazenadas em Disco Rígido

Uma dica que sempre vale a pena para quem gosta de fotografia, principalmente para quem costuma acessá-las e editá-las no desktop ou no notebook, é aumentar a capacidade de armazenamento do próprio computador.

Isso pode ser feito com a aquisição de um disco rígido potente, que vai garantir a segurança dos seus arquivos e uma melhor performance da máquina.

A capacidade vai depender da sua necessidade de uso: existem modelos com 512 GB, que são mais compactos e ideais para uso residencial.
Existem, também, outros acima de 2 TB, que podem ser utilizados pelo usuário comum, mas principalmente por empresas – uma boa dica se você está pensando em abrir um estúdio de fotografia, por exemplo.

A desvantagem em relação aos outros dispositivos é o preço elevado e a falta de portabilidade. Portanto, não é a escolha ideal para quem busca um backup, mas sim para quem necessita de mais espaço no computador.

Imagens Salvas em HD Externo

hd-externoUm HD externo nada mais é que um disco rígido (a sigla vem de Hard Drive) portátil.

Esse, sim, é um dispositivo indicado para realizar o backup seguro dos seus arquivos, uma vez que possui grande capacidade de armazenamento e pode ser conectado a outros dispositivos com bastante facilidade, devido à sua conexão USB.

O preço desse aparelho é variável, dependendo da sua capacidade interna: pode ter entre 200 GB e 8 TB. Mas em geral é bastante acessível.

No entanto, apesar da segurança e portabilidade, não é indicado manter seus arquivos exclusivamente no HD externo, pois esse dispositivo é bastante delicado e não suporta quedas ou “batidas”. Ou seja, um simples acidente pode fazer com que você perca todas as suas fotos.

Dicas de Armazenamento de Imagens Digitais

Além da compra de um dispositivo de armazenamento confiável e eficiente, existem outros cuidados que você deve ter para garantir a segurança dos seus registros – afinal, quando se trata de dispositivos digitais, ninguém está livre de uma eventual pane ou danificação.

Confira três dicas que vão ajudar a manter suas lembranças por muito mais tempo:

  • Mantenha pelo menos três cópias dos seus arquivos em diferentes dispositivos de armazenamento (no computador, no HD externo e na nuvem, por exemplo). Assim, caso alguma das cópias seja perdida, você terá a outra sã e salva.
  • Realize o backup das suas fotografias com bastante frequência. Pelo menos uma vez por semana ou por mês (de acordo com a sua necessidade), transfira as fotos do seu computador para uma das cópias de segurança.
  • Migre o seu backup de lugar de tempos e tempos. Tenha em mente que todas as mídias de armazenamento possuem vida útil e podem simplesmente parar de funcionar a qualquer momento, de forma inesperada. Portanto, o ideal é renovar esses dispositivos, no mínimo, a cada três anos (ou conforme necessário).
Autoria: Texto elaborado pela equipe da Cinco TI.