Se você está cheio de dúvidas ao buscar soluções de armazenamento para as fotografias de tantas boas lembranças, temos algumas dicas![clear]
De forma geral, para escolher o dispositivo ideal par armazenar suas fotos digitais, você precisa levar em consideração alguns fatores-chave. Preço, segurança e a capacidade de armazenamento são alguns deles.
Agora, basta conferir as nossas sugestões e definir qual melhor combina com as suas necessidades.
[h2 type=”2″ width=””]Armazenando Fotos em Pen Drive[/h2]
Uma das formas mais comuns de armazenar e transportar arquivos de imagens é o pen drive, um dispositivo compacto e portátil que pode ser levado para qualquer lugar.
Sua capacidade de armazenamento é variável, podendo ser encontrados modelos de 2 até 256 GB. Mas, apesar de serem opções mais em conta, estes dispositivos são frágeis e suscetíveis a ataques de vírus.
Portanto, não são os mais indicados para o armazenamento final dos seus arquivos: apenas para transportá-los de uma máquina para outra.
[h2 type=”2″ width=””]Cartões SD (Secure Digital)[/h2]
Em funcionamento, os cartões de memória SD (Secure Digital ou segurança digital) são bem parecidos com os pen drives. A diferença é que eles são conectados aos dispositivos por meio de portas específicas, e não pela entrada USB.
A maioria das câmeras digitais, inclusive, já vêm com um cartão de memória incluso para armazenar as imagens e, posteriormente, para descarregá-las no computador.
Neste caso, temos como desvantagem a baixa capacidade de armazenamento nos modelos mais simples, demandando a aquisição de vários cartões.
Além disso, nem todos os computadores, seja desktop ou notebook, possuem entradas específicas para cartão SD, sendo necessária a compra de um adaptador USB.
[h2 type=”2″ width=””]Armazenamento na Nuvem[/h2]
Uma prática que tem sido bastante utilizada por fotógrafos amadores e profissionais no mundo todo é armazenar imagens online em serviços conhecidos como nuvens.
Basicamente, os arquivos ficam armazenados em um servidor online, podendo ser acessados e gerenciados pelo usuário a qualquer momento por meio de diversos dispositivos (inclusive celulares e tablets), desde que conectados à Internet.
Existem diversos servidores que oferecem planos gratuitos com capacidade razoável de armazenamento. Se você não tem um grande volume de imagens para armazenar, essa é uma boa opção – e sempre dá para contratar um plano pago caso surja a necessidade.
O ideal é utilizar a nuvem como um backup, uma cópia de segurança que você pode acessar quando estiver longe do seu dispositivo principal, mas sem dispensar a cópia “física”.
Aliás, uma dica importante é manter cópias dos seus arquivos em pelo menos três lugares diferentes, como explicaremos adiante.
[h2 type=”2″ width=””]Fotos Armazenadas em Disco Rígido[/h2]
Uma dica que sempre vale a pena para quem gosta de fotografia, principalmente para quem costuma acessá-las e editá-las no desktop ou no notebook, é aumentar a capacidade de armazenamento do próprio computador.
Isso pode ser feito com a aquisição de um disco rígido potente, que vai garantir a segurança dos seus arquivos e uma melhor performance da máquina.
A capacidade vai depender da sua necessidade de uso: existem modelos com 512 GB, que são mais compactos e ideais para uso residencial.
Existem, também, outros acima de 2 TB, que podem ser utilizados pelo usuário comum, mas principalmente por empresas – uma boa dica se você está pensando em abrir um estúdio de fotografia, por exemplo.
A desvantagem em relação aos outros dispositivos é o preço elevado e a falta de portabilidade. Portanto, não é a escolha ideal para quem busca um backup, mas sim para quem necessita de mais espaço no computador.
[h2 type=”2″ width=””]Imagens Salvas em HD Externo[/h2]
Um HD externo nada mais é que um disco rígido (a sigla vem de Hard Drive) portátil.
Esse, sim, é um dispositivo indicado para realizar o backup seguro dos seus arquivos, uma vez que possui grande capacidade de armazenamento e pode ser conectado a outros dispositivos com bastante facilidade, devido à sua conexão USB.
O preço desse aparelho é variável, dependendo da sua capacidade interna: pode ter entre 200 GB e 8 TB. Mas em geral é bastante acessível.
No entanto, apesar da segurança e portabilidade, não é indicado manter seus arquivos exclusivamente no HD externo, pois esse dispositivo é bastante delicado e não suporta quedas ou “batidas”. Ou seja, um simples acidente pode fazer com que você perca todas as suas fotos.
[h2 type=”2″ width=””]Dicas de Armazenamento de Imagens Digitais[/h2]
Além da compra de um dispositivo de armazenamento confiável e eficiente, existem outros cuidados que você deve ter para garantir a segurança dos seus registros – afinal, quando se trata de dispositivos digitais, ninguém está livre de uma eventual pane ou danificação.
Confira três dicas que vão ajudar a manter suas lembranças por muito mais tempo:
- Mantenha pelo menos três cópias dos seus arquivos em diferentes dispositivos de armazenamento (no computador, no HD externo e na nuvem, por exemplo). Assim, caso alguma das cópias seja perdida, você terá a outra sã e salva.[space]
- Realize o backup das suas fotografias com bastante frequência. Pelo menos uma vez por semana ou por mês (de acordo com a sua necessidade), transfira as fotos do seu computador para uma das cópias de segurança.[space]
- Migre o seu backup de lugar de tempos e tempos. Tenha em mente que todas as mídias de armazenamento possuem vida útil e podem simplesmente parar de funcionar a qualquer momento, de forma inesperada. Portanto, o ideal é renovar esses dispositivos, no mínimo, a cada três anos (ou conforme necessário).[space]