Armários embutidos são móveis planejados sob medida. Ou seja: são projetados para passar a fazer parte do próprio imóvel, de acordo com sua planta original. Será que vale a pena investir em um para o seu quarto? Confira agora em quais casos é uma boa ideia e quando não é.

Armários Embutidos: Imóvel Próprio ou Alugado?

O primeiro e mais importante critério que você deverá levar em conta na hora da sua decisão é: o seu imóvel é próprio ou alugado?

Afinal um guarda-roupa planejado custa caro e passará a fazer parte da casa ou apartamento. Se você mora de aluguel não poderá levá-lo para seu próximo lar quando o contrato de locação terminar.

O que pode ser feito, no entanto, é convencer o proprietário a investir em um. Um bom argumento é que imóveis que já possuem armários planejados costumam ser mais valorizados na hora de uma avaliação, tanto para venda quanto para aluguel.

Nesse caso é claro que o custo pertencerá exclusivamente ao dono.

Outras Vantagens do Armário Planejado

armários embutidosUm guarda-roupas embutido será muito bem-vindo em cômodos que dispõem de espaço para isso. Sabe aquela parede grande meio recuada? Então: talvez ela esteja lá, sobrando, exatamente para receber um.

O grande trunfo dos modelos sob medida é que dá para aproveitar 100% da área da parede – algo que dificilmente ocorre com um guarda-roupas avulso. Isto é, do piso ao teto, sem deixar nenhum cantinho de fora.

É uma grande economia de espaço. Terá lugar não apenas para suas roupas e calçados mas também para roupa de cama, banho, malas, organizadores…

O ideal, inclusive, é que você já tenha em mente o que pretende guardar nele. Seu projeto será feito sob medida para suas necessidades junto ao arquiteto.

Armários embutidos também possuem a vantagem de serem “transparentes”. Ou seja, visualmente não interferem na sua decoração.

Guarda-Roupas Planejado: Quando Não se Encaixam

armários embutidosJá alertamos para o fato de que, em apartamentos alugados, um armário embutido pode não ser uma boa ideia. Mais que isso: dependerá da boa vontade do proprietário.

Indo um pouco além, um móvel planejado “engessa” o layout do cômodo. Ou seja, você não pode escolher outro lugar para colocá-lo, a exemplo de um armário avulso.

Caso eles sejam do tipo que ocupam a parede mas deixam um espaço para encaixar uma cama, cuidado. Se você trocar sua cama por uma maior, não vai caber.

Se você gosta de flexibilidade e adora mudar a decoração com mais frequência, pense duas vezes.

Outro fator contra está ligado à boa estrutura do imóvel. Por exemplo, se a parede existente por trás do armário embutido começar a apresentar infiltrações será preciso desmontar ou até destruir boa parte dele para realizar o conserto. Sem contar com o custo de remontar tudo de novo após o reparo.

É preciso pensar, ainda, no futuro. Talvez seja mais interessante colocar um armário avulso no quarto do seu filho. E aguardá-lo crescer mais um pouco para definir, junto com ele, um projeto de guarda-roupa planejado de acordo com seu gosto e necessidade.