Ar Condicionado para Resfriar Mais de Um Cômodo

Escrito por

Que tal aproveitar ao máximo o vento fresquinho que o seu aparelho de ar condicionado emite para resfriar outros cômodos da casa? O segredo é combinar sua potência original com ambientes bem fechados – e é aí que está o pulo do gato. Acompanhe nosso artigo e fique por dentro de dicas valiosas.

Veja Até que Ponto o Ar Condicionado dá Conta de Resfriar o Ambiente

ar condicionado splitSe o seu apartamento possui dois quartos ou mais, não adianta ligar o aparelho de ar condicionado de um deles e esperar que ele resfrie toda a sala.

Tenha em mente que ele poderá ser eficiente com os cômodos vizinhos. E isso também depende da quantidade de BTUs que o aparelho possui.

Um parâmetro válido: um ambiente de 12 metros quadrados deverá ter um ar condicionado de 7.800 BTUs. Para que ele dê conta de outros cômodos, aposte em um com maior capacidade.

Ou comece o processo de refrigeração com maior antecedência, pois o ventinho fresco vai se espalhar com um pouco mais de lentidão.

Não esqueça que, para que o seu aparelho dê o máximo de si, ele deve estar sempre com o filtro limpo e a instalação elétrica em dia.

Use Película Solar nos Vidros

O ar condicionado pode estar no máximo. Mas enquanto houver raios de sol atravessando vidros de portas e janelas, ele não atingirá seu pleno rendimento.

Antes de mais nada cuide do isolamento térmico de toda a sua casa. A melhor forma de fazer isso é utilizando uma película solar.

Ela possui tons mais escuros mas ainda assim são transparentes. Refletem parte do brilho do sol, impedindo que grande parte do calor invada o ambiente.

Vede Algumas Portas e Janelas; Deixe outras Portas Livres

Cortinas de plástico isola termicamente os ambientes

É essencial que portas e janelas que dão para a rua estejam bem vedadas. Assim o calor externo não penetra no ambiente a ser refrigerado e o geladinho do ar condicionado não entra em fuga para fora.

No entanto, e é claro, se você deseja que um aparelho condicionador de ar sirva também para refrescar cômodos vizinhos, deixe as portas destes abertas.

O quarto de casal pode, por exemplo, servir para refrigerar o quarto dos filhos. No entanto, se não houver uma porta para o corredor, essa estratégia não será eficiente, pois o ar vai invadir a sala também.

Resultado: os quartos das crianças vão usufruir de muito menos refrigeração, pois o ar escapará para outras localidades da casa.

Você poderá instalar uma porta para limitar a concentração do ar condicionado. Ou, ainda mais simples e muito eficiente, providenciar a colocação de cortinas de plástico grossas no mesmo local.