Qual o Ar Condicionado Ideal para seu Imóvel

Escrito por

Alguns critérios são importantes na hora de providenciar um aparelho de ar condicionado. Localização do imóvel, condições climáticas da região, potência necessária para o ambiente são alguns. A seguir daremos algumas dicas que influenciaram na hora da compra do melhor ar condicionado.

Escolhendo o Ar Condicionado Ideal

Para escolher o modelo ideal de ar condicionado para o seu ambiente é preciso, antes de tudo, saber qual é a potência que ele exige.

Hoje no mercado existe uma variedade de modelos, marcas e principalmente potências. Elas são medidas na unidade de “BTU” (Unidade Térmica Britânica).

Para calcular a quantidade necessária de BTUs que um aparelho de ar condicionado deve ter para refrigerar os ambientes com a melhor eficiência e menor gasto de energia elétrica, é preciso considerar o número de pessoas que transmitam pelo ambiente, o seu espaço em m², os eletrônicos que irradiam calor e as janelas e portas. Tendo isso, utilize um dimensionador virtual para saber qual é o a potência correta.

Qual o Melhor Modelo de Ar Condicionado

Como dissemos anteriormente, existem vários modelos de ar condicionado no mercado. Eles existem basicamente para suprir uma necessidade espacial e arquitetônica que os novos imóveis possuem.

Porém suas funcionalidades e potência de refrigeração continuam as mesmas.

ar janela
Os ares condicionados tipo janela aparentam ser simples, mas são muito potentes.

Ele é o modelo ideal para residências onde não seja viável a abertura de vãos e buracos na parede (como por exemplo, imóveis alugados) já que é instalado diretamente em áreas externas. 

ar piso teto
Modelos de piso ou de teto são bastante versáteis.

Eles são indicados para médios e grandes ambientes (residenciais, comerciais, escritórios, etc) que possuam o pé direito alto e grande circulação de pessoas. 

ar hi-wall
Sendo o ar condicionado mais procurado, o modelo Split Hi Wall é mais comumente conhecido como “ar condicionado de parede”. Se enquadra como um dos aparelhos mais cômodos e com design mais arrojado para as edificações.

Eles possuem o menor nível de ruídos de todos os outros aparelhos e apresenta inúmeras funções em seu funcionamento.

Neste modelo, a unidade externa (condensadora) fica do lado de fora do imóvel. 

ar-cassete
Já o modelo cassete é um dos que mais contribui para a arquitetura do ambiente, já que ele é instalado embutido no teto (forro).

É indicado para ambientes de médio porte residenciais ou comerciais.

Pode ser encontrado nas potências de 18000 BTUs até 60000 BTUs. 

ar-cond-portatil

 

Os modelos de ar condicionado portátil são os mais compactos e simples.

Com pouca capacidade de refrigeração, eles são indicados para ambientes pequenos e abafados.

É ideal para se levar em viagens e não sofrer com as altas temperaturas seja onde for.

Manutenção de Ar Condicionado Split

Agora que você já conhece os principais modelos de ar condicionado e já escolheu o ideal para você, precisa saber de alguns cuidados!

Só ter um aparelho de qualidade e com a potência ideal para o seu ambiente não garante a sua total funcionalidade e melhor desempenho.
Os ares condicionados precisam passar por constantes manutenções e limpezas para que todas as peças estejam funcionando de acordo.

Segundo o técnico em manutenção de aparelhos de ar condicionado, Olien Moreno, a limpeza dos filtros do aparelho – independente se comercial ou residencial – deve ser feita mensalmente.

A manutenção completa com limpeza interna, aplicação de bactericida e lubrificação, a cada seis meses.