Aquecimento da casa !

Original: https://www.fazfacil.com.br/manutencao/aquecimento-casa/ Escrito por

Quando chegam os dias mais frios, é tempo de começar a pensar em soluções que mantenham o ambiente com temperatura agradável e confortável.
Mas antes de qualquer decisão precisamos ver as reais condições do imovel em relação á perda de calor.

 

Quais partes da case perdem a maior quantidade de calor


Perebe-se que os maiores índices de perda ou troca da energia se fazem pelas esquadrias e pelas paredes dos imóveis.

Em seguida temos portas e janelas e o telhado como fontes importantes de troca de calor.

Sistema de aquecimento do piso

Pequenos aquecedores, como os portáteis, distribuem na realidade o calor no ambiente, de forma desigual.

Geram muito calor a partir de um equipamento de pequenas dimensões fazendo com que essa massa de ar quente imediatamente se desloque para o alto, deixando a região próxima ao teto mais aquecida, enquanto que ao nível do chão a temperatura fica mais baixa, deixando assim uma sensação desconfortável.

No caso do aquecimento via piso, o processo é totalmente diferente, a temperatura mais elevada é gerada na região inferior uniformemente sobre toda superfície do piso proporcionando uma sensação muito mais agradável.

Esse sistema produz excelente resultado na climatização e manutenção da qualidade do ar, produzindo mínimo movimento por convecção do ar e mínima modificação da umidade relativa.

É um sistema de aquecimento de ambientes que utiliza cabos calefatores embutidos no piso, pode ser instalado sob qualquer tipo de piso.

A regulagem da temperatura ambiente será efetuada através de um termostato individual para cada ambiente garantindo uma regulagem personalizada que pode variar de 25° C a 32° C.

O dimensionamento adequado requer um estudo técnico prévio, no qual são feitos os cálculos de carga térmica de inverno, visando a melhor performance do sistema para cada ambiente.

O aquecimento de piso pode ser aplicado em casas, apartamentos, escritórios, depósitos, creches, escolas, centros médicos, academias de ginástica, etc.

O dimensionamento e a instalação deve ser feita por empresa especializada.

Obs. Siga sempre as orientações do fabricante para instalação, utilização e manutenção do seu aparelho elétrico.

fonte: Procel / Ecoclima

 Aquecedores elétricos portáteis

Os aquecedores eléctricos portateis apresentam-se sob várias formas e modelos (emissores, convectores, acumuladores), mas partilham as mesmas vantagens: fáceis de instalar, sem obras, sem tubagens, sem caldeiras e sem manutenção

Aquecedores portáteis são excelente solução para a climatização de ambientes, pois são práticos devido a facilidade de locomoção e instalação nos vários ambientes onde se necessita de aquecimento, como a sala, quartos e banheiros.

As temperaturas são facilmente reguláveis através de termostato, o que possibilita a manutenção de temperaturas ambientes agradáveis mesmo nos dias mais frios do ano. Os aparelhos de aquecimento local estão disponíveis em variados formatos e tamanhos.

Os benefícios da utilização dos aquecedores de ambiente são várias, entre elas podemos destacar:

:: deixam os ambientes agradáveis e aconchegantes em qualquer momento do dia ou da noite.

:: não queimam oxigênio nem ressecam o ar (não todos) .

:: os modelos com termoventiladores são opções que podem ser aproveitados como ventiladores normais no verão.

:: podem ser utilizados no banheiro, tornando o banho ainda mais relaxante;

:: possuem dispositivo de segurança que provoca o desligamento do aparelho em caso de queda acidental;

:: contribuem para evitar resfriados e gripes, principalmente, em crianças e pessoas idosas, pois mantêm a temperatura em níveis adequados ao organismo.