Os Melhores Apps de Controle Financeiro

Escrito por

 

Controlar as finanças pessoais é fundamental – mas nunca foi das tarefas mais prazerosas do mundo para a maior parte das pessoas, sobretudo para quem não gosta de fazer contas.

Mas nesses tempos de alta tecnologia, a tarefa de montar e acompanhar o próprio orçamento se tornou muito mais simples.

Diga adeus aos blocos de papel e caneta, às planilhas do computador desktop, pegue seu celular e baixe alguns dos melhores aplicativos de finanças pessoais do momento.

Com eles é muito mais fácil planejar seus gastos e ter certeza de que está seguindo seu planejamento financeiro.

Money Wise, a Febre do Android

Se o seu celular é Android, muito provavelmente vai achar o Money Wise bastante satisfatório.

Eleito em 2012 pelo LifeHacker como “o melhor aplicativo de monitoramento de orçamento para Android”, o Money Wise permanece na ponta da preferência dos usuários de aplicativos financeiros.

Ele não se limita simplesmente a registrar a entrada e a saída do seu dinheiro: também permite que você crie categorias como “transporte”, “alimentação” e “contas” para que você entenda melhor como anda gastando.

Todas essas informações são transformadas em gráficos e relatórios, para que o usuário visualize melhor as informações.

O Money Wise também permite que você transfira os dados para seu computador e os lance numa planilha tipo Excel – e é gratuito.

iOS e Android: Minhas Economias

aplicativo finançasO grande sucesso do Minhas Economias se deve ao acesso imediato ao saldo de suas contas bancárias, além do tradicional controle de orçamento.

Ele também possui um feed de notícias sobre finanças pessoais.

Você pode, é claro, informar ganhos, gastos, lembretes para contas a serem pagas e categorizar movimentações, e todas essa informações podem ser arquivadas na nuvem.

Gratuito.

Money Lover: Querido por Usuários iOS, Android e Windows Phone

Graças a sua forma de funcionar, que é totalmente intuitiva, o Money Lover é muito popular entre seus usuários.

Ele registra os tradicionais ganhos e gastos, permite a categorização personalizada dos mesmos e possui um alerta para contas a pagar e dívidas, para que você fique atento e não entre no vermelho.

E o melhor: o Money Lover já tem versão em português.

Ele possui uma versão básica gratuita, mas se você quer todas as funcionalidades, vai preferir a completa, que é paga.

Finance para iOS

O Finance é a alegria dos usuários do i-Phone – principalmente para quem viaja muito.

Muito bem avaliado na App Store, com ele é possível monitorar contas bancárias no exterior – além de realizar transferências entre contas.

Mais: com ele é possível fazer desde um planejamento financeiro anual até “projetos menores”, como gastos numa determinada viagem.

Sem contar que você pode fotografar recibos, comprovantes e notas fiscais na hora de lançar os gastos no aplicativo, evitando que você esqueça a ocasião da despesa realizada.

A versão gratuita é ótima, mas contém anúncios. Se isso for incomodar, escolha a versão paga.

GuiaBolso (iOS e Android)

guiabolso aplicativoEleito o melhor aplicativo nacional de controle financeiro no ano passado, o grande trunfo do GuiaBolso é estar sempre sincronizado com seu internet banking (quantos quiser)

Desta forma ele está sempre atualizado com as suas movimentações bancárias, dispensando o trabalho de lançar seus gastos o tempo todo no aplicativo.

Se você preferir registrar os gastos manualmente, também é possível.

Mas ele não permite executar transações financeiras – somente acompanhar o que está acontecendo.

Para garantir o sigilo das informações recebidas, o GuiaBolso é certificado por empresas de segurança, de modo que nem os funcionários que trabalham no aplicativo tem acesso a elas.

O mais interessante é que ele reconhece automaticamente aonde a sua despesa aconteceu, registrando nas categorias correspondentes (“Restaurantes”, “Mercado”, e assim por diante). Se ele errar, você pode editar.

Quando o dinheiro começa a acabar, o GuiaBolso envia um alerta. Para evitar que isso aconteça, o aplicativo permite que você coloque limites de gastos dentro de cada categoria.

É gratuito.