Organize uma Festa de Aniversário Infantil em Casa

Escrito por

Aniversário de criança sempre precisa ser comemorado! Entenda como fazer uma festinha infantil da forma mais simples e econômica possível: em casa.

Entre todas as opções de festa de aniversário infantil existentes, a festa em casa é a mais prática e econômica. Além disso, ela voltou à moda com toda força, assim como era quando éramos crianças.

Não é preciso esquemas de locomoção a um local especial com todos os quitutes, como é o caso dos piqueniques, por exemplo. E o orçamento é muito mais em conta do que contratar uma casa de festa ou levar um grupo de crianças para cinema e um lanche.

Confira agora como organizar uma festa de aniversário infantil econômica em casa.

Avalie Espaço e Número de Convidados

O primeiro passo é avaliar a sua própria casa ou apartamento. Quantas crianças cabem com conforto? É a partir daí que você vai elaborar sua lista de convidados.

crianças jardim aniversárioSe o seu espaço doméstico é grande, esse será o menor dos seus problemas. Mas caso você disponha de jardim, não conte apenas com ele para chamar muita gente: caso chova, a sua área coberta pode ficar cheia demais. 

O mesmo vale para coberturas com terraço.

Apartamentos e coberturas com terraços e varandas com grades e parapeitos baixos deverão restringir o acesso das crianças, por questões de segurança.

Se o seu espaço é mais limitado e a festa é para crianças pequenas, você precisará levar em conta a presença dos pais. Nunca se esqueça de incluir possíveis irmãos da criança.

Se a sua família for de adultos e eles estiverem confortáveis com a ideia, faça um almoço exclusivo para comemorar o aniversário do seu filho com eles, reservando a festa apenas para crianças. Desta forma você poderá incluir alguns convidados a mais.

Outra forma de acomodar o máximo de convidados com conforto é disponibilizar o máximo de cômodos possível, como os quartos. No entanto a cozinha deverá sempre estar restrita aos donos da casa, já que podem ocorrer acidentes com crianças correndo e brincando.

Quando o espaço é menor, sempre priorize os amiguinhos mais chegados.

Convites e Decoração

mesa de aniversarioAjude o seu filho a escolher o tema da festa e providencie uma decoração de acordo.

Você pode comprar enfeites temáticos de parede, toalhas de mesa, guardanapos, chapéus de cartolina, pratinhos, copos, balões e enfeites de docinhos em casas especializadas em aniversários infantis.

São itens baratos que já caracterizam o tema da comemoração e são muito fáceis de montar e arrumar.

Você também pode preferir fazer você mesmo a decoração da festa: o Faz Fácil tem inúmeras ideias exclusivas em sua sessão de Artesanato.

Alguns itens decorativo podem funcionar como brincadeira: o tradicional balão grande com brinquedinhos dentro ainda é um dos pontos altos de qualquer festa, quando estouram.

Na hora de armar a decoração, retire objetos quebráveis ou valiosos do local e guarde-os no quarto de serviço, tais como bibelôs, porta-retratos, livros caros e vasos de vidro. Nunca acenda velas: só a do bolo, na hora do parabéns!

Se for necessário, remova algumas cadeiras ou realoque-as para os cantos do cômodo, para abrir espaço para a correria. Deixe no banheiro toalhas de mão e rolos de papel higiênico extras, para atender à demanda.

A forma mais econômica de convidar as crianças é com um convite virtual enviado por e-mail. Mas se preferir os tradicionais impressos, poderá encontrar na mesma casa de artigos para festas.

Envie os convites com duas semanas de antecedência.

Lanchinhos e Docinhos

aniversario infantilOs dois principais quitutes de uma festa infantil são o bolo e os brigadeiros.

Evidentemente, se o seu orçamento é menor, faça-os em casa, ou peça para alguma amiga mais prendada para fazê-los para você. Neste caso, forneça todos os ingredientes.

Encomendar doces e salgadinhos fora também é uma opção prática. Mas você sempre pode optar por um cardápio mais tradicional, que é sempre mais simples de fazer.

Isso inclui mini-pizzas, cachorro-quente, batata-frita e pipoca, por exemplo. Com alguma organização, é possível já deixá-los organizados para apenas aquecê-los na hora da festa. Sirva um de cada vez ao longo do tempo.

Além do brigadeiro, você pode escolher mais dois doces para oferecer. Se quiser ser o mais prático possível, compre latas de doce de leite e de doce de coco e coloque-os em pequenos copinhos de plástico.

Refrigerantes estão cada vez mais em baixa em festas infantis. Aposte em suquinhos de dois ou três sabores e água.

Música e Brincadeiras para Festas em Casa

A maneira mais fácil de animar a festinha é com música. Mas esqueça os CDs, que podem arranhar, se perder e sempre precisam ser trocados quando acabam.

Ao invés disso, baixe um aplicativo de música no celular ou tablet e organize uma lista de músicas para tocar automaticamente. Conecte o aparelho ao seu equipamento de som e pronto!

As brincadeiras podem ser à antiga: dança das cadeiras, concurso de dança, passa anel e telefone sem fio sempre divertiram crianças de todas as gerações.

Disponibilize, também, lápis de cor, massinha e artigos de arte. Corda ou elástico para pular podem ser boa ideia também.

Analise se liberar uma bola é adequado para ambientes internos: ela sempre corre o risco de quebrar vidraças, aparelhos eletrônicos ou cair sobre a mesa do bolo.

Tampouco devem ser usadas em terraços em andares altos, pois podem ser jogadas por cima do guarda-corpos e atingir alguém que passa na rua. O ideal é que bolas sejam jogadas apenas em quintais ou jardins.