Anel de Formatura: Uma Cor de Joia para Cada Carreira

Escrito por

Alianças são peças valiosas que marcam momentos igualmente preciosos na vida de uma pessoa. Um deles é a formatura, um rito de passagem que muitos gostam de marcar com um anel especial.

A tradição começou nos Estados Unidos, mais especificamente na academia militar de West Point, em 1835. O objetivo era não apenas marcar a conclusão da formação acadêmica dos alunos como também registrar na joia a instituição, turma e carreira escolhida.

A ideia agradou muitos outros estudantes de outras universidades e rapidamente o anel de formatura se tornou uma tradição internacional.

Aqui no Brasil, muitas são as famílias que presenteiam o jovem com uma aliança especial na ocasião da formatura, simbolizando o esforço e a superação desprendidos.

Ingressar em uma faculdade, concluir o curso e entrar para o mercado de trabalho é o sonho de muitas pessoas.

Características do Anel de Formatura

anel formaturaEmbora cada vez existam mais variedades de modelos de anéis de formatura, a rigor ele obedece a um padrão onde, em uma de suas laterais, há o símbolo da carreira escolhida e ao centro a pedra da cor que corresponde à mesma.

A cor da pedra é, provavelmente, o principal detalhe da joia. Seu significado deve estar associado à ideia central de cada profissão.

A ametista, por exemplo, está tradicionalmente associada, no Ocidente, ao espiritualismo e ao conhecimento superior; portanto, é empregada em anéis para formandos em Teologia.

No entanto, nem todas as carreiras seguem o ritual do anel. Carreiras consideradas mais críticas, como Direito ou Medicina, zelam mais por esse costume do que os alunos de Comunicação Social ou Artes Plásticas.

O anel de formatura é usado no dedo anelar esquerdo que, segundo a cultura Oriental, rege o Sol, associado ao sucesso profissional.

Cores das Pedras em Anéis de Formatura

anel formaturaOs anéis de formatura geralmente são feitos em ouro, prata ou outro metal precioso. Cada pedra, no entanto, representa uma carreira específica e ajuda a compor o modelo de anel ideal para cada curso.

A ametista, de cor lilás, é mais utilizada por estudantes das área de humanas, como Ciências Sociais, Geografia, Letras e História.

No entanto, outros cursos da área de humanas, como Jornalismo e Direito, utilizam a pedra rubi, de cor vermelha, nos anéis de formatura.

Já a safira, de cor azul, é comumente utilizada nas exatas, para formandos de cursos de Matemática, Engenharia, Física, Estatística e Ciência da Computação. O azul da pedra simboliza exatidão, sabedoria e a busca incessante pela verdade lógica.

Nas Ciências Biológicas, os formandos costumam trazer uma pedra de esmeralda, de cor verde. A tonalidade está diretamente relacionada à natureza e representa a a natureza e os seres vivos.

Há também uma curiosidade: na Roma Antiga, se acreditava que o verde era a cor da cura e que os objetos nesse tom poderiam suavizar as doenças. As principais carreiras que adotam essa pedra são a Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Veterinária.

A granada é a pedra utilizada comumente pelo curso de Odontologia. Já a turmalina está presente nos anéis dos formandos em Ciências Contábeis, enquanto o topázio amarelo fica reservado ao curso de Farmácia.