Alternativa aos Sacos de Lixo e aos Saquinhos Plásticos de Hortifruti

Escrito por

Já falamos sobre a ação muito nociva das sacolas plásticas ao meio ambiente. Isso é tão reconhecido que elas estão sendo proibidas no Brasil, medida já adotada em outros países. Mas sacos de lixo e saquinhos plásticos para frutas, verduras e legumes continuam sendo usados e são igualmente fatais para os animais quando chegam à natureza. Não espere pela proibição deles: comece agora a substituí-los por alternativas ecologicamente corretas.

Substituindo Sacos de Lixo

Afinal, do que adianta eliminar as sacolas plásticas de supermercados e lojas e continuar usando sacos de lixo ou saquinhos plásticos para hortifrutis?

A primeira alternativa, a mais indicada, é simplesmente começar a realizar a compostagem do lixo orgânico em casa. Esse método utiliza os restos de comida para alimentar minhocas que, por sua vez, as consumirão e retribuirão com húmus, ideal para adubar suas plantas.

Não é um ciclo perfeito?

Se você ainda não está familiarizado com o processo, saiba que existem caixas especiais para montar seu próprio sistema em casa, inclusive dentro de apartamentos. Com a maior higiene e segurança.

Se o seu supermercado passou a fornecer sacolas biodegradáveis ou oxiobiodegradáveis, poderá continuar usando-as para o lixo. Como fazia com as de plástico.

E se você pudesse reciclar outro material para usar como lixo? Você pode fazer isso com os jornais que já leu e serão descartados. É genial, e tão eficiente que não vaza Aprenda a seguir:

Alternativas aos Saquinhos de Plástico para Hortifrutis

Você toma todo o cuidado para utilizar uma alternativa ecológica às sacolas de plástico. Mas e quanto àquelas usadas na hora de escolher frutas, legumes e verduras?

A primeira dica é simplesmente colocar os hortifrutis soltos numa ecobag. Se a gente pensar bem, não tem problema algum.

Fazer sacos de lixo em jornal, conforme vimos no capítulo anterior, também serve.

Outra ótima opção é usar aqueles sacos para embalar calçados, que normalmente vem com seus sapatos novos. Eles são feitos de tecido, lycra ou TNT e são absolutamente ideais para a tarefa.

Alguns artesãos já estão produzindo saquinhos de pano exatamente para esse fim, principalmente em filó. Um kit vem com diferentes tamanhos, tipo três grandes e dois menores.

E sacos para máquina de lavar podem quebrar um bom galho.

Essas ideias também são perfeitas para carregar pães. Assim como os próprios saquinhos de papel pardo dos pães podem ser usados para abrigar hortifrutis na feira ou no supermercado.