Cuidados com Água Mineral de Garrafão

Escrito por

Embora eficiente na filtragem da água, o filtro de barro está sendo amplamente substituído pela água mineral de garrafão – aqueles galões de plástico que são acoplados numa base com torneira.

Eles estão presentes em residências, escritórios e ambientes comerciais.

No entanto nem toda a água vendida em galões é filtrada; e nem todo garrafão de água filtrada estará livre de agentes contaminantes.

Veja a seguir como garantir o consumo saudável de água em galões.

Garrafão Comercial de Água Mineral: Cuidado com a Higiene

galao aguaA maior parte dos consumidores preferem comprar garrafões com água já filtrada.

No entanto, é fundamental prestar sempre muita atenção ao local aonde vai adquiri-los: se armazenados de qualquer jeito, a embalagem poderá sujar.

Postos de gasolina, açougues e depósitos em geral acomodam galões à venda sem proteção. Redobre os cuidados.

Fungos, bactérias e coliformes fecais poderão contaminar a água na hora de abrir o galão e virá-lo sobre a base.

Por isso, sempre desinfete toda a superfície do galão. Você pode utilizar água, sabão neutro e esponja e, depois de seco, passar um pano com álcool.

Evite sabão ou detergente com perfume, já que ele pode transferir o cheiro para a água.

O suporte do garrafão também deve ser desinfetado. Aqui, utilize uma colher de água sanitária dissolvida num copo d´água e esfregue com um pano.

Apenas depois da limpeza de ambos você poderá tirar o lacre e virar o garrafão com segurança.

Água de Garrafão: Muita Atenção ao Rótulo

Prefira marcas mais conhecidas – e apenas as reconhecidas pelo DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) e pela Anvisa. Essas informações deverão constar do rótulo.

O rótulo também deve informar o número de registro do Ministério da Saúde e, também, o endereço completo da fonte.

Outra informação essencial que deve estar discriminada no rótulo é sobre se a água é mineral ou filtrada: para muitos consumidores isso faz a maior diferença.

A água mineral é naturalmente enriquecida de sais minerais, retirada de fontes hidrominerais protegidas ambientalmente. A água filtrada (ou de torneira) passa por um processo de ozonização, sendo originária de represas, rios e lagos não protegidos de poluição.

Água Não Filtrada em Galões: Atenção Extra

Alguns garrafões carregam água diretamente retirada de poços ou fontes naturais – logo, sem passar por processo de filtragem.

Se esse for o caso, substitua o suporte simples por uma base que filtra a água.

Ainda assim, é importante que a fonte seja examinada anualmente: esgotos clandestinos e outros agentes contaminantes podem prejudicar seriamente a qualidade da água.

Caso a água seja proveniente de fonte pública, a concessionária responsável pelo abastecimento da região deverá fornecer um relatório de qualidade.

A Agência Nacional de Águas regulamenta as concessionárias e fornece mais detalhes sobre o assunto.

Em todo caso, água não filtrada e não proveniente de fontes totalmente seguras é considerada pirata e sempre apresentará riscos de contaminação, já que não é submetida à fiscalização formal.

Água de Galão e o Flúor

galaoA maior parte da água de garrafão comercial (fiscalizada) e toda a água pirata não sofrem adição de flúor, o que pode facilitar o surgimento de cárie dentária.

Se for fluoretada, esta informação deverá constar do rótulo.

Caso a principal fonte de água da sua casa seja de garrafões sem adição de flúor, compense com a escovação com uma boa pasta de dentes e bochechos.

Consumo Seguro da Água de Galão

A água de galão deverá ser consumida em até uma semana.

Enquanto isso, é importante que fique posicionado em local com sombra permanente: o contato com a luz do sol pode favorecer o aparecimento de bactérias e algas.

A embalagem – ou seja, o galão enquanto recipiente – possui, por lei, uma vida útil de no máximo três anos.

Além do suporte tradicional sobre o qual o galão deve ser virado, existe também a bomba para garrafões: basta acoplá-la no bocal e pressionar o botão da válvula para despejar a água diretamente no copo.