Roteiros gastronômicos são uma ótima forma de renovar a própria abordagem turística na hora de viajar – afinal você não vai apenas conhecer o lugar, mas explorar sua história com o paladar.

Assim, é possível revisitar uma cidade e ter uma experiência completamente nova, desta vez com foco na pesquisa da culinária local e escolhas de bares, restaurantes e mercados.

Além disso, não é preciso ir muito longe para fazer uma viagem com foco na comida e bebida locais: o Brasil é riquíssimo em sabores e a diversidade de cidades próximas com bons atrativos da boa mesa é enorme.

A Região Sudeste do Brasil, composta pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, por exemplo, não é apenas o centro econômico do país: ela também concentra gastronomias típicas que valem a pena serem exploradas.

Conheça alguns roteiros expressivos em cada um desses quatro estados.

Turismo Gastronômico no Estado de São Paulo

Apesar de ser considerada por alguns amantes da gastronomia como “capital gastronômica mundial”, já que concentra uma imensa diversidade de influências do Brasil – que por sua vez é um país feito de diversas culturas do mundo -, a cidade de São Paulo não é a única que concentra restaurantes atrativos no estado que leva seu nome.

linguiçaDiversas cidades do interior são conhecidas por seus pratos e quitutes.

A de Franca, por exemplo, é famosa por seu filé à JK, recheado de queijo e presunto, e cuja receita teria sido criada por um chef para o ex-presidente Juscelino Kubitschek.

A cidade de Bueno de Andrada, distrito de Araraquara, tiveram suas coxinhas de frango alçadas à notoriedade quando o escrito Ignácio de Loyola Brandão publicou artigo enaltecendo o salgadinho.

Já a linguiça é o tira-gosto principal da cidade de Dumont, próxima à Ribeirão Preto, e de Bragança Paulista.

Bauru, além de emprestar nome ao tradicional sanduíche, também é o cartão-postal gastronômico de churros: trailers especializados nesse doce chegam a concentrar filas de meia-hora de espera.

Outros pratos típicos que podem ser encontrados em diversos pontos do estado de São Paulo são o Frango à Pauliceia, Cuscuz Paulista, a galinha d´angola e, é claro, pizzas e massas, já que essa parte do Brasil recebeu a segunda maior colônia de italianos do mundo.

Roteiro Gastronômico no Estado do Rio de Janeiro

A cerveja e o chopp gelado constam como um enorme prazer para o carioca, acostumado a temperaturas bastante altas e amplo cenário praiano.

feijoada

 

Essa mania se espalhou para além da Cidade Maravilhosa e tomou conta de diversas cidades das serras do estado do Rio de Janeiro, que contam cada vez mais com pontos de produção de cervejas especiais e artesanais.

A chamada “rota cervejeira” conta hoje com pouco mais de 70 fabricantes da bebida. Itaipava e Teresópolis, por exemplo, produzem cervejas há bastante tempo e seus produtos levam o nome das cidades onde são feitas.

Nova Friburgo, de influência alemã, Petrópolis, Guapimirim e Cachoeira de Macacu também contam com vários ateliês cervejeiros e pubs que servem produtos próprios.

Itaipava e Teresópolis, junto com a cidade de Araras, também concentram muitos restaurantes de alta qualidade, boa parte deles localizados em pousadas sofisticadas.

Além das clássicas carnes de boi e frango, é possível encontrar truta, coelho e pato. Legumes e verduras são muito explorados e a maior parte utiliza os de proveniência orgânica.

De volta à capital, Rio de Janeiro, a feijoada, presente em outras partes do país, ganha ainda mais força na tradição dos restaurantes locais, que muitas vezes adicionam carne de sol ao prato.

O bacalhau, a rabada carioca, o frango à passarinho e a manjubinha frita completam o cardápio.