Viagem Gastronômica no Estado de Minas Gerais

A culinária de Minas Gerais é tão popular que restaurantes mineiros são encontrados por todo o Brasil, sempre com uma alusão à comida caseira.

Afinal não é para menos: Minas concentra uma enorme quantidade de fazendas, produtoras de insumos básicos de pratos de sabores ricos e, ao mesmo tempo, simples.

cachaçaPraticamente qualquer cidade mineira oferece refeições altamente saborosas, com cardápios repletos de opções, preparados a partir de receitas muitas vezes centenárias.

A lista de pratos típicos é enorme e vai do desjejum ao aperitivo: pão de queijo, requeijão, queijo de Minas, biscoitos diversos, torresmo, tutu à mineira, frango com quiabo, feijão tropeiro, leitoa à pururuca, goiabada, doce de leite, geleias e o próprio café são apenas alguns entre muitos outros pratos.

A estrondosa diversidade se estende às cachaças, que não encontram tradição maior em nenhum outro canto do Brasil.

Junto com o café, a cachaça forma um roteiro à parte, batizado de Café com Cachaça e que inclui as cidades de Araponga, Guaraciaba e Viçosa.

A cidade de Andrada e a região da Serra do Cipó é palco de festivais de vinho no mês de junho. Conceição do Mato Dentro, uma das cidades da área, possui um festival culinário próprio em julho.

Tiradentes vai além: seu festival gastronômico já alcançou o status de internacional e acontece todo mês de agosto.

Também há as festas do Morango (cidade de Estiva, julho), da Cenoura (São Gotardo, julho), do Queijo (Serro, setembro), da Jabuticaba (Ouro Preto, outubro e novembro) e da Manga (Ubá, dezembro).

Belo Horizonte reflete todo esse caldeirão culinário: lá é possível desfrutar da maior parte dessas delícias. Fique atento ao festival Comida di Buteco, que acontece durante todo o mês de maio na capital.

Roteiros Culinários no Estado do Espírito Santo

As muito visadas cidades costeiras do Espírito Santo resumem a tônica da culinária do estado: muito peixe e frutos do mar, a começar pela clássica moqueca capixaba, feita na panela de barro e de herança indígena.

moqueca capixabaOutro prato que é marca registrada local é a torta capixaba, que leva peixes, palmito e mariscos. Pirão e arroz de polvo também são muito encontrados.

No Espírito Santo é possível realizar a Rota do Sol e da Moqueca, que inclui as cidades de Manguinhos e Serra. Ali uma das atrações é o peixe assado à jardineira, com batata, cenoura, vagem e molho feito com campignons e alcaparras.

No inverno a cidade de Marataízes organiza um festival culinário com refeições típicas locais. As cidades serranas de Pedra Azul e Domingos Martins promovem a Festa do Morango em agosto, com direito a tortas, geleias e bebidas feitos a partir da fruta.

No mês de novembro, no entanto, a gastronomia capixaba ganha maior visibilidade, já que acontecem o Festival Nacional da Panela de Barro (Vitória, Vila Velha e Serra), Festival sabores (Serra) e Festa das Paneleiras (Goiabeiras).

Em Vitória acontece anualmente, inclusive, o Salão Técnico e de Negócios em Gastronomia do Espírito Santo, que incentiva a indústria alimentícia e de restaurantes do estado.