Regras Básicas para Jogar Ping Pong

Escrito por

O ping pong, ou tênis de mesa, como é formalmente conhecido, foi criado na Inglaterra no século XIX e atualmente é um dos esportes com maior número de jogadores no mundo – em especial na China.

Ele é tão difundido que configura como esporte olímpico. Ao lado do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, as Olimpíadas é o evento de maior destaque para seus praticantes.

O ping pong pode ser jogado tanto por homens quanto por mulheres, em esquema individual ou em duplas.

Veja a seguir quais as regras básicas do ping pong e aprenda a jogar.

Equipamentos do Tênis de Mesa

raquete bola mesa ping pongComo o próprio nome formal diz, o tênis de mesa requer uma mesa. Ela deve ser retangular, com medidas de 1,525m de largura por 2,74m de comprimento e 0,76m de altura.

Precisa ser de cor mais escura e fosca e apresentar uma linha branca de 20mm de largura em sua volta.

É dividida ao meio por uma rede de 1,83m de comprimento e 15,25cm de altura.

A bolinha de ping pong precisa ser feita de celuloide ou plástico similar. Deve pesar 2,5 gramas, ter 38mm de diâmetro e ser branca ou laranja.

A raquete deve ser feita 85% de madeira natural, com um lado em borracha com pinos para bater na bola. O verso deve ser vermelho ou preto não deve entrar em contato com a bola. Não é permitido rebater com o lado de madeira.

As Regras do Ping Pong

ping pongO objetivo do tênis de mesa é marcar pontos, principalmente por conta de faltas cometidas pelo adversário. Veja como marcar pontos no próximo capítulo.

O número de sets em campeonatos nacionais é cinco e os internacionais, sete. Quem ganhar mais da metade dos sets, vence.

Cada set é vencido quando um jogador completa 21 pontos. Se o set estiver empatado em 20 contra 20, será preciso fazer dois pontos contra o adversário para ganhar o set.

O jogador ou equipe que começa sacando é definida por sorteio. Mesmo assim, cada jogador ou equipe tem o direito de sacar duas vezes seguidas – no caso de equipes, cada jogador deverá sacar uma vez.

O jogador ou time que começar sacando um set deverá ceder o saque ao outro quando do início do set seguinte. A cada set, os jogadores ou times trocam de lado da mesa.

O jogador precisa sacar a uma altura de 16 cm acima da postura de repouso em que estava; já a bola deve tocar o seu próprio lado da mesa e, também, o do oponente. Se ela passar pela linha de fundo do adversário ou se este cometer alguma falta, é marcado ponto para o jogador.

Como Marcar Pontos numa Partida de Tênis de Mesa

raquete bola ping pongNo ping pong é possível marcar pontos quando o adversário erra o saque, toca na bola duas vezes seguidas, a bola toca no campo adversário duas vezes consecutivas, a bola toca o lado de madeira da raquete, da rede ou seu suporte.

Se a mesa de jogo se movimentar, ou se sua mão livre tocá-la, ponto para o outro time.

Faltas que não valem ponto, ou obstruções, geram interrupção da partida. Isso ocorre quando a bola toca a rede em situações de saque ou o adversário não estiver pronto para receber o saque (desde que não tente rebater a bola).

Para manter o dinamismo do jogo, se nenhum dos lados marcar 9 pontos nos 10 primeiros minutos da partida, quem marcar os próximos 13 retornos bem feitos ganhará o ponto.

Em jogos de duplas, o saque precisa ser executado do lado direito do sacador para o braço direito do recebedor, e cada jogador pode tocar a bola apenas uma vez.

O sacador perde ponto caso sua bola sacada queimar a rede e acabar caindo do lado esquerdo do recebedor.

Posições e Golpes de Efeito no Ping Pong

ping pongNo ping pong, há três posições: a de base, que é a de alerta, no seu próprio lugar e atento ao saque ou ao jogo; o saque, que o jogador coloca a bola em jogo; e a recepção, executada para devolver o saque ao oponente.

Já em matéria de golpes, eles são vários: vão desde a batida básica, que se limita a receber e devolver a bola, até os mais sofisticados, com efeitos específicos.

O drive, por exemplo, pode ser de direita ou esquerda, e visa aumentar o direcionamento da bola para a finalização de um ponto; já o drop shot é um movimento defensivo que gera efeito por baixo da bola, dificultando o ataque do adversário.

O chamado kato é semelhante ao drop shot, mas realizado mais afastado da mesa; o lob, por sua vez, é uma versão mais sofisticada do kato, visando colocar a bola de volta à mesa e preparar um contra-ataque.

O smash é um movimento de ataque seco, sem efeito, para lidar com bolas bem altas e finalizar o ponto. O drive lateral, ou sidespin, atribui um efeito para a direita ou esquerda de ataque para finalizar um ponto.

Para visualizar a impressionante habilidade dos jogadores profissionais, procure vídeos online.