Cuide da casa antes de viajar:

– Nossa casa também precisa ser cuidada antes de viajarmos: lembre-se que quando voltar, você não terá disposição para lavar a louça ou limpar o banheiro antes de usá-lo.

– Tente marcar a faxineira para um ou dois dias antes da viagem, caso você tenha diarista.
Programe-se para ter tempo de deixar a louça limpa no dia da viagem. Se não, quando voltar, é capaz de sua cozinha estar com um cheiro desagradável e cheia de mosquitinhos.

– A roupa suja que você vai trazer na volta, principalmente de uma viagem longa, vai ocupar bastante tempo da sua máquina de lavar, por isso, tente deixar o cesto de roupa suja vazio antes da viagem para não acumular roupa demais depois.

– Chegar de viagem e encontrar a casa toda bagunçada, com brinquedos ou roupas espalhados pelo chão não é nada agradável, certo? Por isso, deixe tudo organizado, em seus devidos lugares, antes de viajar.

Quando você voltar, deverá sentir prazer em estar em casa novamente, e não querer sair correndo para não encarar tanto trabalho pela frente!

– Lembre-se de jogar o lixo fora quando estiver saindo para viajar e deixar as plantas molhadas.
Se for ficar bastante tempo fora de casa, peça a algum parente ou vizinho de confiança que molhe suas plantas – deixe as chaves com ele e diga a periodicidade que devem ser molhadas.

– Nos dias que antecederem a viagem, evite comprar alimentos perecíveis, a não ser que tenha certeza que irá consumi-los até a data da viagem.
Tente programar as refeições de forma que utilize todos os alimentos que estão na geladeira e que podem estragar durante seus dias fora de casa.

Verduras, frutas, legumes e frios estragam muito rapidamente, já carnes, pães e alimentos já preparados podem ser congelados.

Deixe a sua geladeira limpa, sem nada que possa se transformar em bolor durante sua ausência.
Se conseguir esvaziá-la completamente antes da viagem, desligue-a da tomada e deixe a porta aberta. Isso irá poupar energia e evitar mofo.

– Antes de sair de casa, tire da tomada todos os equipamentos eletrônicos da casa.
Essa medida ajuda você não só a diminuir sua conta de energia, como também a evitar que possíveis piques de luz estraguem seus equipamentos ou, no pior dos casos, provoquem um incêndio.

– Faça o mesmo com os registros de água e gás, o fogão elétrico ou botijão de gás: desligue tudo.
Dias antes de viajar, procure fazer uma listinha de tudo que deverá ser desligado e tirado da tomada – assim você não se esquece de nenhum e não atrasa sua viagem.

– Se você tiver assinaturas de jornais e revistas, cancele temporariamente, somente no período da viagem.
Você não vai conseguir ler toda aquela pilha de jornais quando voltar.
Outra opção é transferir a entrega, durante este período, para um parente ou amigo.

– Se você mora em casa, peça ao vizinho ou à pessoa que for molhar suas plantas para recolher sua correspondência.
Casas com pilhas de cartas na porta chamam a atenção de assaltantes – eles sabem que a casa está vazia e fica muito mais fácil arrombá-la.

– Aproveite o tempo que ficará fora de casa para eliminar possíveis insetos: antes de sair, espalhe inseticida nos ralos, nos cantinhos dos móveis, na cozinha e no chão do lado de fora e de dentro da(s) porta(s) de entrada.
Assim, nenhum inseto vai entrar nem sair e, os que estiverem dentro de casa, serão eliminados.

– Jogar desinfetante nos vasos sanitários e deixar a tampa fechada também é uma boa dica para se fazer antes de viajar – quando você voltar, irá sentir o cheiro de limpeza nos seus banheiros.

– Se você for viajar cedo e tiver que pegar um avião ou ônibus, na noite anterior liste tudo o que precisará fazer antes de sair, anote o tempo para cumprir cada tarefa e para o trajeto até o aeroporto ou rodoviária, acrescente 30 minutos e deixe o despertador programado.

Essa meia hora adicional é para os imprevistos – quase sempre previsíveis – que acontecem antes da viagem.

– Marque o táxi que irá levá-lo ao aeroporto ou rodoviária na noite anterior. Diga que é para uma viagem e não poderá haver atrasos.

– Por último, feche muito bem todas as janelas, grades, portas de entrada e portões.
Se você mora em casa, deixe acesa alguma luz do lado de fora, como a da varanda ou a do portão de entrada, por exemplo. Serve como uma medida de segurança contra possíveis ladrões.

Sua viagem ficará muito mais tranquila depois de deixar sua casa em segurança e sem esquecer-se de nenhum detalhe!

Aproveite!