Faça uma Mala de Inverno Compacta

Escrito por

Por mais que tenham rodinhas, ninguém gosta de viajar com malas pesadas. Mas como equacionar esse problema quando você viaja no inverno, e as roupas são mais volumosas e pesadas? A seguir revelamos alguns truques para fazer uma mala compacta para uma viagem a um destino de baixas temperaturas.

Além do desconforto, quase sempre uma mala pesada está arriscada a ultrapassar o limite de peso estabelecido pelas companhias aéreas, gerando taxas extras.

Mala de Inverno: Leve Um ou Dois Casacos Pesados

É isso mesmo: escolha dois dos seus casacos mais quentinhos – e apenas dois.

casaco mulherUm deles, inclusive, você vai levar na mão: lembre-se de que, quando chegar no destino, vai estar frio, e você vai precisar vesti-lo assim que sair do aeroporto, rodoviária ou carro.

O outro vai dentro da mala.

A ideia é levar um sobretudo e um casacão de couro – ambos feitos especialmente para temperaturas baixas.

Roupas para Usar por Baixo de Tudo

Ceroulas são calças aderentes ao corpo que são usadas por baixo da sua calça normal e vestem tanto homens quanto mulheres.

A grande vantagem é que são leves e não fazem muito volume.

Você pode levar uma quantidade maior de ceroulas e usá-las dois dias seguidos, e então passar para a próxima. Além disso, se precisar lavar roupa no meio da viagem você pode lavar as ceroulas, e não as peças que vão por cima.

Camisetas de malha de manga comprida, bem aderentes ao corpo (também conhecidas como fleece), fazem o mesmo papel: podem sempre serem vestidas primeiro. São finas, mais leves e podem ser trocadas de dois em dois dias.
Você também pode usar essas peças de baixo alternadamente, dando um dia para “respirarem”.

Se você é mulher e preferir, compre meias-calça fio 70 e use-as como ceroulas: em geral elas vem em lã acrílica e são bem quentinhas.

Leve Poucas Peças, e Combine-as Entre Si

Por cima dessa primeira camada de proteção contra o frio você pode vestir a sua roupa propriamente dita.

malaSe você levar três camisas e três calças, todas combinando entre si, já terá nove looks para sua viagem! Basta conjugá-las.

Portanto prefira peças lisas, com cores mais neutras: assim fica mais fácil combinar. Sem contar que fica mais difícil notar que você está repetindo roupa.

Esqueça tecidos de algodão leve: prefira peças feitas de lã natural, lã acrílica, veludo e outros tecidos quentes.

Leve apenas dois suéteres para colocar por cima. Essas peças costumam ser volumosas e pesadas.

Prefira calças feitas de lã ou veludo ao jeans: são mais eficientes contra o frio, costumam pesar menos e absorvem menos odores.

Por cima disso tudo você conjuga seus já mencionados dois casacos.

Use e Abuse dos Acessórios de Frio

gorroAlém de úteis para se proteger contra o frio, acessórios de inverno são pequenos, pouco volumosos e podem dar um toque especial ao seu visual de cada dia.

Considere levar uma echarpe ou um cachecol bem quentinho e bonito. Além de serem acessórios que adicionam charme ao visual, eles podem ajudar a proteger o pescoço, ombros e até mesmo a cabeça e orelhas, reforçando sua “armadura” contra o frio.

Luvas são tão pequenas que você pode levar dois pares de cores e materiais diferentes: um de couro e outro de lã, por exemplo.

O mesmo vale para gorros e boinas.

Sapatos para Viagens a Lugares Frios

A exemplo da regra dos casacos, você deverá levar apenas dois pares de sapatos: um nos pés e outro na mala. É importante que os sapatos não estejam apertados, pois você usará meias grossas para se proteger do frio.

Um par de botas de couro (sem saltos) e um par de tênis são os mais indicados.

Como Arrumar a Mala de Inverno

Uma vez separadas as peças, é hora de acomodá-las dentro da sua mala.

botasEstique lenços e echarpes no fundo da mala. Em seguida coloque o casaco, também aberto, e na sequência calças e camisas.

Por último coloque as ceroulas, que podem ir enroladas preenchendo cantinhos vazios. Não tem problema se amassarem, são peças que ninguém vai ver.

Coloque roupas íntimas numa nécessaire especial, e seu par extra de sapatos dentro de um saquinho, para não sujar as roupas que estão ao redor.

Uma forma de compactar as roupas antes de colocá-las na mala é utilizar embalagens à vácuo – de preferência que não precisem de máquina aspiradora.

O Que Não Levar na Mala

  • Avalie se é realmente necessário levar xampu, condicionador, hidratante, sabonete e pasta de dentes. Se você for ficar num hotel, é possível que eles já forneçam esses produtos. E de qualquer modo você pode comprá-los quando chegar ao seu destino, ao invés de levar de casa e pesar ainda mais a sua mala.
  • Se for de fato necessário levar de casa, coloque os produtos em frascos menores, e em seguida acomode-os num saco plástico bem fechado, para que não entornem sobre as roupas caso abram ou se rompas durante a viagem.
  • O mesmo vale para toalhas e secadores de cabelo: bons hotéis disponibilizam um em cada banheiro para os hóspedes.
  • Discos, livros e guias de cidades são ótimos companheiros de viagem, mas hoje em dia seus conteúdos cabem perfeitamente num tablet ou celular.