Você tinha certeza de que ficaria na cidade no feriadão que se aproxima. No entanto, de uma hora para outra, bateu aquela vontade irresistível de viajar.[clear]
Ainda que mais informais que as férias tradicionais, feriadões são oportunidades para mudar de cenário e romper com a rotina. Mesmo com poucos dias, eles já possuem a capacidade de relaxar e divertir – o que, por si só, já é terapêutico.
No entanto, muitas pessoas preferem evitar um possível estresse e ficar quietinho em casa. Mesmo esses podem mudar de ideia e resolver fugir para algum destino na última hora.
Conheça nossas dicas para curtir ao máximo seu feriadão numa viagem resolvida de repente.
[h2 type=”2″ width=””]Viajando de Última Hora: Avalie o Melhor Destino[/h2]
O primeiro fator que vem à mente na hora que bate aquela vontade irresistível de viajar é para onde.
É importante considerar que lugares distantes, que exigem transporte rodoviário interestadual ou aéreo, podem não ser uma boa ideia.
As passagens costumam ser compradas com antecedência pela maior parte dos viajantes; na última hora, elas podem estar muito mais caras – ou simplesmente esgotadas.
O ideal é contar com alguma cidade próxima à sua. Não só é viável chegar de carro como as passagens são mais baratas, existem mais ônibus saindo frequentemente até lá e o tempo de na estrada será bem mais curto.
Algumas cidades estão próximas a outras com perfis muito diferentes. Do Rio de Janeiro, por exemplo, é possível desfrutar de cidades costeiras, ilhas e localidades serranas, com perfis completamente distintos.
Outras possuem vizinhos a princípio menos atraentes, mas que podem estar cheios de surpresas. Vale a pena abrir o Google Maps e investigar o que aquele local discreto tem a oferecer.
Lembre-se de que os perfis turísticos vão além da simples praia ou serra. Há cidades históricas, estâncias climáticas ou hidrominerais, ecoturismo, turismo rural e mesmo distritos com festas típicas, dependendo do que se comemora na data.
Se você tem crianças, é importante levar em conta destinos que proporcionem atrações para suas idades.
[h2 type=”2″ width=””]Estadias de Última Hora[/h2]
De qualquer forma, é importante lembrar que, na última hora, possivelmente a sua opção ideal de estadia estará lotada. Em época de crise, no entanto, hotéis e pousadas mais sofisticados poderão ter vagas. Se couber no seu bolso, procure saber.
Se o orçamento estiver mais limitado, considere um RB&B, um hostel, uma pensão ou mesmo acampar.
Jamais pegue a estrada sem pesquisar antes, principalmente se você vai levar seus filhos.
Hoje em dia, em poucos minutos você encontra estadias pela internet e realiza uma reserva. Sem assegurar isso, você corre o risco de passar o feriadão sem ter aonde dormir e tomar banho!
[h2 type=”2″ width=””]Fazendo a Mala para Viagens Repentinas[/h2]
Existem, sim, roupas universais, que serão úteis em qualquer destino a que você se proponha a ir.
Calça jeans, camiseta e um par de tênis são básicos. Leve, também, um bom casaco mesmo que seja um local mais quente e roupa de banho, mesmo que a cidade seja mais fresca. O clima sempre pode mudar.
Leve toalhas, principalmente se você ainda não tem certeza sobre a estrutura que o seu local de estadia oferecerá.
Estojo de primeiros socorros que incluam medicamentos usados diariamente, itens de higiene, documentos e dinheiro são essenciais.