Mais do que apenas lazer ou divers?o, a m?sica ? uma forma de arte que tem valor cultural e intelectual. Conhe?a os benef?cios de iniciar o seu filho no mundo dos instrumentos musicais.[clear]
N?o ? ? toa que em 2012, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educa??o Nacional, o ensino musical se tornou obrigat?rio na Educa??o B?sica das escolas.
Ou seja, n?o basta apenas levar seu filho a uma loja de instrumentos musicais. Contar com o acompanhamento e a instru??o de um professor de m?sica tamb?m ? muito importante.
Nesse aprendizado, diversos benef?cios s?o trazidos para os pequenos, at? mesmo agregando qualidades a outras disciplinas.
[h2 type=”2″ width=””]Benef?cios do Ensino de M?sica para Crian?as[/h2]
A?m?sica tem o potencial de ampliar os horizontes dos pequenos no ponto de vista humano. Aprender a escutar, prestar aten??o ao ambiente e se expressar s?o algumas delas.
Al?m disso, estimulam seus sentimentos, ajudam a entender melhor outras culturas e compreender o mundo em que est?o inseridas.
Ter desde cedo essa viv?ncia com melodias e sons faz com que a sensibilidade e a empatia tamb?m sejam estimuladas. Esses valores t?m grande import?ncia n?o apenas na inf?ncia como tamb?m na vida adulta em sociedade.
E a m?sica n?o ? capaz apenas de qualificar as crian?as no aspecto social e emocional. A educa??o musical tem tamb?m o potencial de desenvolver aptid?es f?sicas e cognitivas nas crian?as.
Ela ajuda na alfabetiza??o,?estimula a criatividade e a mem?ria,?amplia a aten??o da crian?a e?apoia o ensino de outras disciplinas.
O aprendizado da m?sica fortalece a sua disciplina, o foco e desenvolve a coordena??o motora. Tanto a grossa, que envolve m?sculos grandes, quanto a fina, relacionada com m?sculos/movimentos pequenos.
Por fim, o contato musical ainda na inf?ncia amplia as capacidades de entendimento e racioc?nio l?gico atrav?s das combina??es de padr?es sonoros e de compassos, por exemplo.
[h2 type=”2″ width=””]Como a M?sica Deve Ser Ensinada para?Crian?as[/h2]
O aprendizado musical ? muito abrangente e pode contemplar diversas fases do crescimento da crian?a. Quando ela ainda ? pequena, entre um a dez anos de idade, em m?dia, ? realizado a chamada musicaliza??o infantil.
Nessa metodologia, o pequeno ? apresentado de forma livre e sensorial com diversos aspectos sonoros. Ainda sem rela??o com partituras, notas, funcionamento de instrumentos etc.
Nessa fase, o objetivo ? tornar a crian?a sens?vel e receptiva a esse mundo sonoro de um jeito l?dico, reconhecendo sons e estruturas b?sicas de melodia.
Isso ? realizado com experimenta??o sensorial, brincadeiras, exerc?cios de cantarolar, din?micas de criar pequenas cantilenas e at? mesmo instrumentos com sucata.
Depois desse momento, quando o aluno j? tem uma idade um pouco mais avan?ada (a partir dos dez anos, geralmente), ? que ele passa a ter um contato com a m?sica por um vi?s de disciplina a ser estudada.
Mas sem nunca deixar de lado o aspecto sensorial, prazeroso intuitivo.
[h2 type=”2″ width=””]Como Escolher Instrumentos Musicais para Crian?as[/h2]
? aqui que a crian?a come?a a ter contato com teoria, como partituras, compassos etc, e passa a praticar mais frequentemente com instrumentos ? entre os mais populares e indicados, est?o o viol?o e a guitarra.
A escolha desses instrumentos ? influenciada por elementos t?o vastos quanto a pr?pria quantidade de instrumentos poss?veis em si.
Ou seja, a crian?a pode optar por diversos itens, desde aqueles que j? citamos como outros mais diferentes,?como o?violino, o clarinete, o?trompete e o?acordeon.
Essa escolha deve ser baseada principalmente no gosto pessoal do pequeno m?sico, com o objetivo de buscar o modelo que o faz se sentir mais ? vontade e que d? mais prazer em aprender e tocar.
Para saber qual o melhor instrumento para a crian?a, o indicado ? que ela tenha contato com ele por pelo menos tr?s meses, praticando bastante.
Assim, poder? entender bem o funcionamento do instrumento e descobrir com certeza se gosta ou n?o dele. Vale repetir esse processo de descoberta at? que se encontre o modelo que combine melhor com o gosto da crian?a!
Entre os professores de m?sica, os instrumentos mais indicados s?o?os de corda,?de teclas (piano e teclado, que desenvolvem a importante no??o de melodia)?e os de percuss?o.
Nesse ?ltimo caso, as crian?as exercitam ritmo, coordena??o motora e gastam energia; por isso, a bateria costuma ser bastante popular, especialmente entre as crian?as mais agitadas.
Outras op??es interessantes s?o modelos menores, mais compactos – como flautas, clarinetes, gaitas de boca e ukuleles.