Esvaziando sua mão de cartas – Bater e pegar o morto:

O jogador bate quando se livra de todas as cartas de sua mão. Nesse caso, ele pode pegar o morto – ficar com um dos dois grupos de 11 cartas previamente separados.

Há dois dipos de batida para pegar o morto:

Batida direta: o jogador coloca suas últimas cartas na mesa – fazendo jogos novos ou colocando cartas nos jogos já baixados (incluindo os do parceiro), sem sobrar nenhuma carta para jogar “no lixo”.

Ele pega o morto e pode continuar jogando normalmente até fazer todas as jogadas permitidas com as cartas novas.

Quando terminam suas possibilidades, ele descarta uma carta e passa a vez ao jogador seguinte.

Atenção: ao bater direto o jogador continua sua partida até jogar sua carta no “lixo”. Como ele já pegou uma carta do monte antes de bater direto não pode pegar outra carta do monte na mesma jogada.

Batida com descarte, ou batida indireta:

O jogador coloca suas últimas cartas na mesa, descartando uma delas.

Ele então pode pegar o morto, passando a vez ao próximo jogador.

Só poderá baixar as cartas do morto quando voltar a ser sua vez de jogar.

No jogo de parceria, cada dupla pode pegar apenas um morto (um grupo de 11 cartas).

Depois que uma das duplas pega o morto, a outra dupla precisa pegar o seu também, antes que os adversários façam a segunda batida.

A batida final do jogo

Quando um jogador que pegou o morto bate pela segunda vez, o jogo termina.

Só pode declarar a batida final, se já tiver pego seu morto e se tiver formado na pelo menos uma canastra completa.

Da mesma forma, para “bater” é preciso estar na sua vez de jogar, comprar uma carta do monte e usá-la em alguma de suas sequencias na mesa.

Se não tiver mais carta para jogar no lixo estará fazendo uma batida final. Ou então descartar a ultima carta no lixo e declarar que “bateu”.

Não se pode terminar o jogo ou “bater” tirando uma carta do monte e descartando a mesma no lixo. É obrigatório usar a carta em alguma de suas sequencias.

O que fazer caso o monte de “compra”terminar:

Se terminarem as cartas do monte de compras antes que alguém consiga bater, usa-se um dos montes do “morto”.

Caso não tenha mais monte de “morto”, usa-se o monte do lixo que é embaralhado e colocado na mesa com a face voltada para baixo.

Caso não tenha mais nem monte de “morto”, nem monte de “lixo”a partida se encerra e passa-se então à contagem de pontos.

Contagem final:

Valores das cartas (cada)
3 a 7 5 pontos
8 ao Rei 10 pontos
2 (curinga) 10 pontos
Ás (curinga) 15 pontos
Curinga Geralmente 20 pontos, mas esse valor é variável, de acordo com as fontes de pesquisa

Quando a partida termina, somam-se os pontos positivos através dos valores das cartas baixadas, mais os valores das canastras. O jogador ou dupla que bateu pela segunda vez ganha mais 100 pontos. Em seguida, são contados os pontos negativos que devem ser descontados a partir da soma positiva.

As cartas que ficarem na mão da dupla que não bateu passam a contar como pontos negativos.  Se o jogo terminou antes que uma das duplas tenha pego o morto, esses jogadores precisam “pagar o morto” – isso é, descontar 100 pontos. Quando uma dupla termina com os pontos negativos, diz-se que ela “ficou no buraco”.

Se um jogador tiver feito a batida indireta e o adversário ou dupla adversária terminar a partida antes que chegue a vez dele jogar, o jogador terá de pagar o morto como se não o tivesse pego.