Como jogar Buraco ou Canastra

Escrito por

Também conhecido como Canastra, Canasta ou Biriba, o Buraco é um dos jogos de cartas mais populares entre os brasileiros.

Aprenda a jogar aqui!  

Origem do jogo do buraco:

A teoria mais comum sobre a origem do jogo é que teria sido criado por um grupo de jogadores uruguaios, que juntaram elementos de Com Quién, Rummy e Bridge.

Teria chegado no Brasil com o nome de Canastra, com o qual ainda é conhecido na Região Sul do país, mas Buraco se tornou mais difundido.

Número de Participantes:

Geralmente 4, divididos em duplas, com os parceiros posicionados de frente um para o outro, de lados opostos da mesa.

Também jogado entre 2 pessoas, jogando individualmente, sentados um na frente do outro.

Embora seja menos comum, pode-se jogar com seis jogadores, divididos em dois grupos de três, ou em número ímpar (3 ou 7), jogando individualmente.

Número de Cartas:

Joga-se com 2 baralhos de 52 cartas cada, mais os curingas; os números 2 também podem contar como curinga, em substituição.

Objetivo do Jogo:

O objetivo do buraco é fazer o maior número de pontos através dos valores somados pelas cartas baixadas pelas duplas ou por cada jogador individual.

Como distribuir as cartas do buraco:

buraco-inicialSorteia-se um carteador, que distribui 11 cartas fechadas no sentido horário (da esquerda para a direita) para cada jogador .

Essas cartas tem de ser distribuídas viradas para baixo. É a chamada canastra fechada (existe uma modalidade do jogo com as cartas abertas).

Durante a distribuição, o jogador à direita do carteador pega uma parte do baralho e separa 2 bolos de 11 cartas cada, que  são deixadas à parte, também viradas para baixo – o “morto”.

Num jogo com 2 duplas, separam-se 2 “mortos”.

No jogo individual entre 2 ou 3 pessoas separa-se respectivamente 1 ou 2 montes de “mortos”.

As cartas que sobraram do baralho são deixadas no centro da mesa (virado para baixo, como os outros), para servir como monte de compras.

Os jogadores só podem examinar suas próprias cartas depois de terminada a distribuição.

Como jogar o buraco:

O primeiro jogador a receber as cartas (o mesmo que separou o morto) é chamado de “mão”, e é o jogador que inicia o jogo.

O mão “compra” uma carta – isso é, tira-a do monte de compras ( sem mostrar a carta aos outros) e a examina.

Se a carta servir, fica com ela, mas tem que descartar outra carta de sua mão.  Esta carta será descartada virada para cima próximo ao monte de cartas de “compra”.

O próximo jogador pode escolher ficar com a carta descartada (o monte de cartas descartadas se chama o “lixo”) ou comprar do monte.

Caso o jogador da vez quiser pegar a carta “do lixo”- é obrigado a pegar todo o lixo.

É na vez do jogador que ele pode também “baixar” na mesa, com a face aberta para cima, alguma sequencia de jogada.

Ou, completar ou acrescentar alguma carta da sequência da dupla ou do jogo individual.

Terminada a rodada o jogador deve sempre deixar uma carta novamente no lixo.

As cartas do lixo ou descarte

O monte de cartas descartadas é chamado de “descarte”, “lixo” ou “bagaço”.

O jogador pode pegar cartas do descarte em vez de comprar do monte, mas se houver mais de uma carta no lixo, ele terá de pegar todas.

Mesmo assim, sempre há possibilidades de conseguir um bom jogo com o descarte, por isso é necessário prestar muita atenção ao descartar uma carta para não favorecer o adversário.