Como Consultar a Situação e as Informações do seu Título de Eleitor

Escrito por

Será que o seu título de eleitor está em dia? A sua zona eleitoral continua no mesmo endereço? Saiba como descobrir seu status junto às autoridades eleitorais e informações que vão simplificar a sua vida no dia de votar.

Como Está sua Situação Eleitoral

titulo urna eleitoralDe tempos em tempos o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) convoca a população para atualizar dados cadastrais, incluindo biometria, ou ficar quite com suas obrigações eleitorais. Essas exigências são regionais, variando de área para área.

Portanto vale a pena conferir se você está em dia com essas obrigações. Para isso, basta entrar nesta página sobre situação eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e realizar sua consulta. Pode ser tanto por meio do seu nome e data de nascimento quanto pelo número do seu título de eleitor.

Caso você não esteja encontrando seu título de eleitor e precisa do número, basta acessar este link e informar seu nome, data de nascimento e nome da sua mãe. Além da inscrição, você descobrirá o endereço do seu domicílio eleitoral, com os números de sua zona e seção.

Também é possível buscar essas informações na Central do Eleitor do seu estado, via site. Ou mesmo pessoalmente numa unidade física do Tribunal Regional Eleitoral na sua cidade.

etituloVale lembrar que, no dia das eleições, você pode simplesmente levar um documento de identidade oficial com foto. Isso inclui RG, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte. Todos precisam estar válidos.

A vantagem do título de eleitor é que ali as informações sobre o seu domicílio eleitoral já constam nele.

Outra opção é instalar o aplicativo e-Título no seu celular e baixar seu título eleitoral online. Na hora de votar, basta apresentá-lo ao mesário.

Quem Pode ou Não Pode Votar no Brasil

Cidadãos com entre 18 e 70 anos são obrigados a votar. Jovens de 16 e 17 anos e idosos com mais de 70 anos tem direito facultativo de votar. Ou seja, podem participar das eleições, mas não obrigatoriamente.

Quem não tiver votado e justificado por mais de três eleições está proibido de votar. O mesmo ocorre com quem não estiver cadastrado junto ao TSE ou possui título eleitoral cancelado.

E o seu candidato? Também está em dia com os seus eleitores? Não se esqueça de checar sua reputação antes de ir às urnas.