O aluguel de carro tornou-se popular no Brasil nos últimos anos.[clear]
A facilidade de se deslocar para onde quiser com toda a família ou os amigos é a grande vantagem oferecida por essa modalidade, que costuma ser mais econômica do que comprar um veículo ou andar de táxi durante uma viagem.
Como toda novidade, o aluguel de carro ainda gera dúvidas, sendo que o sucesso da locação depende de alguns cuidados que devem ser observados e adotados. Confira abaixo:
[h2 type=”2″ width=””]Quem Pode Alugar um Carro[/h2]
Primeiramente, é importante saber quem pode alugar um carro. A maioria das locadoras exige a idade mínima de 21 anos, e dois anos com a carteira definitiva.
Se a CNH estiver vencida, mas dentro do prazo de tolerância de 30 dias, é possível alugar o veículo e dirigir sem problemas.
Caso contrário, será necessário fazer a renovação antes de fechar o negócio.
[h2 type=”2″ width=””]Alugando um Automóvel: Número de Condutores[/h2]
Se a viagem for com os amigos ou a família e houver mais de um condutor, é necessário avisar a locadora.
Em geral, quando há mais de um motorista, a agência faz um desconto.
O cadastro dos condutores é obrigatório, pois o seguro poderá se recusar a pagar o sinistro caso haja um acidente envolvendo alguém não listado.
[h2 type=”2″ width=””]Vistoria do Automóvel Alugado[/h2]
Para evitar mal-entendidos e até cobranças adicionais, é fundamental fazer a vistoria do carro no momento da retirada, atentando-se para a lataria, o motor e o interior.
Caso o veículo tenha alguma avaria, ela deverá ser indicada no contrato.
[h2 type=”2″ width=””]Alugando um Carro: Quilometragem[/h2]
As locadoras possuem dois tipos básicos de quilometragem: a restrita e a livre.
A restrita é mais barata, porém, se o limite for excedido, haverá taxa por cada quilômetro rodado.
Além disso, certifique-se de que o seguro do aluguel continua válido se você estiver dirigindo numa cidade vizinha. Algumas estipulam limites.
No final, sai mais em conta alugar a quilometragem livre, que permite dirigir por onde quiser, sem se preocupar com as distâncias.
[h2 type=”2″ width=””]Tipo de Veículo para Aluguel[/h2]
Atualmente, as locadoras trabalham com vários tipos de automóveis, para atrair todos os públicos.
Para escolher o modelo que mais combina com o seu estilo e a quantidade de passageiros, é indicado fazer a reserva antecipadamente, principalmente se for em período de férias ou feriados.
A pesquisa por modelos e locadoras pode ser feita online, em sites especializados.
Se você precisar de um acessório, como cadeirinha infantil e GPS, verifique a disponibilidade no momento do aluguel, já que são itens concorridos e que não estão presentes em todos os veículos.
[h2 type=”2″ width=””]Seguro do Carro Alugado[/h2]
Na hora de alugar um carro, há a opção de contratar um seguro diário para cobrir riscos ao veículo e a terceiros.
É importante entender que cada empresa possui seus pacotes de proteção, cujos preços variam de acordo com o que cobrem.
Um seguro mais básico, por exemplo, cobrirá colisão, roubo ou incêndio. Já os pacotes de proteção mais avançados poderão cobrir danos corporais ao locador e/ou ocupantes, ou ainda danos materiais a terceiros.
Algumas modalidades podem cobrir prejuízos causados por outras pessoas que tenham permissão de dirigir o carro alugado, além do locador.
Além disso, o locatário pode, também, não contratar proteção alguma. Nesse caso, ele fica inteiramente responsável por qualquer estrago que aconteça ao veículo, com ou sem participantes.