Brincadeiras ao Ar Livre

Escrito por

Qualquer cidade possui uma praça ou um parque. São lugares ótimos para levar as crianças e fazer brincadeiras ao ar livre – uma forma saudável e econômica de divertir os pequenos. Confira a seguir algumas sugestões.

Brincadeiras para Duas ou Mais Crianças

Se você está com duas ou mais crianças, existem os grandes clássicos. Pique-esconde, polícia e ladrão, corre-corre… a lista é grande. No entanto elas exigem pelo menos duas crianças para funcionar.

Jogos como futebol, queimado e até mesmo cabo de guerra, onde metade das crianças puxam uma corda grossa e longa de um lado e a outra metade fica na outra extremidade, também podem divertir a garotada pra valer.

pular cordaAliás, pular corda também está sempre em alta para os pequenos. Como você está lidando com pelo menos duas pessoinhas, ela precisa ser comprida, mas mais fina que a do cabo de guerra.

Brincadeiras tradicionais de gincana também podem funcionar. Corrida de saco é uma delas – mas exige um terreno um pouco mais macio, como um gramado. Asfalto ou paralelepípedos poderão machucar a criança caso ela caia.

Nos dias mais quentes organize uma guerrinha de balões com água. Ou mesmo com pistolas d´água ou borrifadores.

Estenda um lençol de solteiro no chão e deixe que eles criem desenhos divertidos com tinta para tecidos.

Se o sol estiver brilhando, organize a brincadeira das sombras. As crianças ficam uma ao lado da outra com algum espaço entre elas e uma deverá fazer movimentos que os demais deverão imitar só olhando para a sombra da primeira.

Misture os sapatos da garotada. Vence quem encontrar o seu par e calçá-los primeiro.

Brincadeiras ao Ar Livre com uma só Criança

esponjas alvoNa verdade você pode brincar com a criança – e então terá opções também do capítulo anterior. Assim como é possível promover algumas brincadeiras individuais para mais de um pequeno.

Uma sugestão sempre fascinante é fazer bolhas de sabão gigantes. Você só vai precisar de solução para fazer bolhas de sabão, um recipiente e um barbante.

Pular corda continua sendo uma opção. Escolha uma não tão comprida, para que a própria criança possa girá-la. Soltar pipa, jogar bumerangue, frisbee ou peteca são ótimas formas de se divertir.

Com giz colorido a criança pode criar o desenho de um jogo de amarelinha num local asfaltado. E brincar logo em seguida! Uma variação criativa é riscar um grande alvo e tentar acertar o centro com pedrinhas ou esponjas molhadas.

Com certeza todos terminarão o dia com muita fome. Que tal arrematar com um piquenique bem variado?